Parque Chandless ganha primeira plataforma de observação de aves

(Foto: Cedida)
A plataforma está a uma altura de 28,5 metros, proporcionando uma visão parcial do Rio Chandless e total da vegetação ao redor (Foto: Cedida)

A primeira das três plataformas para observação de aves do Parque Estadual Chandless foi entregue na última sexta-feira, 11, em uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) e Meio Ambiente (Sema).

(Foto: Ricardo Plácido/Sema)
No Parque Chandless há mais de 400 aves catalogadas (Foto: Ricardo Plácido/Sema)

O espaço está a uma altura de 28,5 metros, sendo considerada a mais alta plataforma já construída no Acre, o que proporciona uma visão parcial do Rio Chandless e total da vegetação ao redor. No local, é possível visualizar, ainda, várias aves, sendo a Arara Vermelha a mais comum.

Considerado o maior parque da Região Norte, o Chandless possui grande riqueza de flora e fauna silvestre, e, até o momento, conta com mais de 400 aves catalogadas. Com a nova estrutura, espera-se que o ecoturismo aumente, gerando renda para a comunidade local, além de possibilitar que novas espécies sejam encontradas.

“Desta forma, promoveremos o crescimento do Turismo Científico, que já ocorre no parque em diversas áreas de estudo, dando ênfase, principalmente, na observação de pássaros, atividade que já vem se intensificando significantemente nos últimos anos em nosso estado”, destaca o técnico de turismo de aventura da Setul, Mack Willis.

Ecoturismo em alta

O Acre vem se destacando, ao longo dos últimos anos, na observação de pássaros. Prova disso foi a realização de um grande encontro de admiradores da área, o Avistar Acre, promovido em agosto deste ano, no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre.

Foram três dias de atividades, que contou com palestras, mesas-redondas e oficinas de iniciação a observação de aves, entre outros.

(Foto: Acervo Secom)
O Chandless está localizado entre Manoel Urbano, Sena Madureia e Santa Rosa do Purus (Foto: Acervo Secom)

Mais sobre o Parque Chandless

O Parque Chandless está localizado entre os municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, e conta com uma das áreas mais ricas em biodiversidade, além de ter um patrimônio genético com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Estudos estão sendo feitos, para que, futuramente, vire mais um ponto de ecoturismo no Acre. A ideia é que lá seja mais uma opção de turismo de base comunitária.

O espaço foi criado por meio do decreto nº 10.670, que instituiu o parque como responsabilidade do Estado. Segundo registros, há mais de 1.374 espécies de animais no local, em uma área que contempla 690 mil hectares, o que equivale a 4% de todo o território acreano.

Leia também: Acre se consolida na rota de observação de pássaros no Brasil