#PartiuAcre: Dia Nacional do Turismo é celebrado nesta segunda-feira

Campanha de divulgação nacional e internacional da Amazônia será feita em diversos veículos de comunicação de todo o Brasil (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Celebrado nesta segunda-feira, 8, o Dia Nacional do Turismo foi instituído em 2012, pela então presidente Dilma Rousseff. A data escolhida faz referência ao mesmo dia do ano de 1916, ocasião em que foi solicitado pelo estado do Paraná que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação do parque.

No Acre, ações voltadas ao turismo são desenvolvidas pelo governo do Estado, a fim de manter o setor aquecido e em circulação, beneficiando o trade composto por hotéis, restaurantes, transportes e demais equipamentos turísticos.

Recentemente, durante o 14o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rondônia, foi firmada a criação de uma campanha nacional e internacional de divulgação da Amazônia, que contemplará os nove estados da região, entre eles, o Acre. A ideia é mostrar as riquezas de cada local, focadas na cultura, gastronomia e ecoturismo. As propagandas serão veiculadas em rádios, TV, jornais, outdoors, busdoors (vidro traseiro de ônibus) e nas redes sociais, além de peças espalhadas pelos aeroportos.

Com objetivo de melhorar a gestão pública do turismo e a qualidade da prestação de serviços públicos na cadeia produtiva do setor, a Secretaria de Estado  de Turismo e Lazer (Setul) planeja levar capacitação aos profissionais da área atuantes nos municípios. “A qualificação deve possibilitar a prestação de serviços turísticos de melhor qualidade, não somente aos visitantes, mas também à população residente”, destaca a titular da pasta, Rachel Moreira.

Ainda sobre as propostas para este ano, deverá ser implantada atividades turísticas como alternativa de renda para a comunidade do Parque Nacional da Serra do Divisor, localizada na região do Juruá. A iniciativa visa realizar um plano gestor, além de promoção de oficinas de sensibilização, qualificação e formação de redes de abastecimento de produtos e serviços, entre outros.

Campanha #PartiuAcre promove desde 2015 o turismo interno (Foto: Acervo Secom)

Já a campanha #PartiuAcre, criada em 2015 pelo governo do Estado, continua em ativa. A ação surgiu com objetivo de fomentar o turismo interno para que o povo acreano passe a conhecer melhor o Acre, visite suas regiões e vivencie a diversidade cultural, compartilhando tudo nas redes sociais por meio da hashtag.

“Nosso estado é rico em belezas naturais e tem muito a oferecer para o turista que vive aqui. Por isso, convidamos o trade para ser nosso parceiro, e alguns hotéis, por exemplo, já oferecem desconto para os acreanos que lá se hospedam”, diz a secretária Rachel.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter