Conscietização

Passeata contra o desperdício de água e a poluição é promovida em Porto Walter

Com o início do período de chuvas, os níveis de rios e mananciais começam a subir e consequentemente recuperar sua média de volume. No entanto, um fator deve continuar após o período de estiagem: o uso racional de água.

Para combater o desperdício e alertar a sociedade sobre os cuidados com esse recurso natural, estudantes e representantes da sociedade civil participaram da segunda-feira, 6, de uma passeata pelas ruas de Porto Walter.

O ato foi articulado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e contou com a participação de alunos das escolas Borges de Aquino e Manoel Moreira.

Estudantes e representantes de entidades públicas e da sociedade civil participaram da passeata pelas ruas de Porto Walter (Foto: Cedida)

“O diálogo entre as instituições é fundamental para a promoção da educação e de políticas públicas em prol da comunidade, onde ela é chamada para abraçar uma temática que envolve o nosso cotidiano, que é o nosso meio ambiente”, relata a assistente social do Depasa Vilma Soares.

Uma caminhada com muita alegria e energia, os jovens erguiam faixas e cartazes com frases que informam a comunidade sobre os cuidados com a água potável e o modo adequado de armazenar o lixo.

“Queremos provocar uma reflexão nos moradores para demonstrar que a cada torneira fechada e ou jogar o lixo no lugar correto, faz toda a diferença no cuidado e conservação da nossa cidade, que está recebendo tantas obras”, relata estudante Ana Priscila Nogueira.

Alunos erguiam cartazes sobre os cuidados com a água potável e o modo adequado de armazenar o lixo (Foto: Cedida)

Os benefícios citados anteriormente pela aluna da escola Borges de Aquino, trata-se dos investimentos do governo do Acre nos setores de infraestrutura e saneamento básico de Porto Walter.

“Nesta semana entregamos mais uma etapa de módulos sanitários para famílias de baixa renda, além de avançarmos com mais 3 quilômetros de ruas pavimentadas, 3 quilômetros da rede de abastecimento, e 300 unidades de ligações domiciliares de água e 700 de esgoto”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

No total, R$ 34 milhões estão sendo investidos na execução do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), executado pelo Depasa, com apoio da Secretaria de Planejamento (Seplan) e financiamento do Banco Mundial.

Treze quilômetros de ruas estão sendo pavimentados na cidade (Sérgio Vale/Secom)