Pequenos negócios são oportunidade de transformação

Priscila ganhou um kit de salão em 2013 (Foto: Angela Peres/Secom)
Priscila ganhou um kit de salão em 2013 (Foto: Angela Peres/Secom)

“Um novo momento em minha vida”, relatou Priscila Rodrigues, sobre a oportunidade que recebeu enquanto encarava uma dura realidade: a do desemprego. Ela e sua família estão entre as mais de 22 mil contempladas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), desde 2011.

Com um filho e sendo responsável por parte das despesas de casa, Priscila tentou por algum tempo trabalhar com a venda de cosméticos. “Só fiquei com dívidas”, contou.

Sem perspectiva financeira, procurou qualificação profissional. Foi pelo Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que conseguiu concluir os cursos de cabeleireira, massagista e depilação.

A empreendedora também é beneficiária do programa de feiras de economia solidária (Foto: Angela Peres/Secom)
A empreendedora também é beneficiária do programa de feiras de economia solidária (Foto: Angela Peres/Secom)

Segundo a beneficiária, foi dessa forma que se tornou a proprietária de um pequeno salão de beleza montado na estrutura da própria casa.

Com os investimentos recebidos em material em 2013, foi possível ganhar a clientela – que hoje prestigia seu trabalho também durante as feiras de economia solidária, no projeto Salão Popular, no Mercado Velho.

“Já atendo minhas clientes com hora marcada não apenas na minha casa, elas me procuram onde eu estiver”, declara.

De acordo com o secretário de Estado de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, o programa tem cumprido o propósito de promover dignidade e autonomia à população, e por isso tem-se feito a aposta em diversas frentes de trabalho.

“O governo assumiu o compromisso de gerar renda, e é isso que o programa tem feito, transformando a realidade econômica e social das famílias”, pontua.

Até o momento, só em empreendimentos individuais, o governo já entregou mais de mil kits de cabeleireiro no estado. A experiência de sucesso de Priscila é um exemplo para muitos que ainda serão contemplados pelo programa até 2018.

“Hoje temos oportunidade e meios para superar a crise financeira. Basta querer trabalhar. Foi o que eu fiz ao agarrar essa oportunidade”, declarou a empreendedora.