Formação Acadêmica

Peritos criminais e médicos legistas participam de atividades na Academia de Polícia Civil

Novos peritos criminais e médicos legistas durante visita na sede do DPTC (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Os 15 peritos criminais e dois médicos legistas aprovados em concurso público realizado em outubro de 2015 pelo governo do Estado estão sendo formados na Academia de Polícia Civil (Acadepol) e devem ingressar, até o final do mês de setembro deste ano, no quadro efetivo da Secretaria de Estado da Polícia Civil (Sepc).

Na quinta-feira, 29, durante aula da disciplina de perícia papiloscópica, ministrada pelo diretor do Instituto de Identificação e perito papiloscópico, Sandro Rodrigues, no auditório da instituição, foi realizada uma visita técnica às instalações do Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC) para mostrar aos novos profissionais todo o processo que envolve as investigações e o papel do profissional da área afeta.

Durante a visita, vários questionamentos foram esclarecidos acerca do fluxo processual que envolve as peças periciais, como também a apresentação do arsenal tecnológico laboratorial de todo o DPTC aos quais os novos profissionais contarão para o desenvolvimento de suas atividades.

O médico legista Ítalo Vieira faz menção aos equipamentos e às instalações do departamento. “Todo esse aparato tecnológico nos dá conforto em desenvolver nossas atividades como também traz segurança na emissão de laudos.”

Após formação na academia, os novos profissionais irão compor o quadro efetivo da Polícia Científica em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Brasileia, além da capital.

O secretário de Polícia Civil, Carlos Flavio Portela, faz referência ao esforço do governo do Estado para a contratação de novos servidores. “É notório o esforço que o governador Tião Viana vem fazendo para contratação de novos profissionais na área da segurança pública, além de realizar investimentos para adquirir equipamentos como coletes balísticos, viaturas, armamentos, o que demonstra sensibilidade e atenção por parte do governo para com a segurança da nossa sociedade”.