Pesquisas científicas são apresentadas na Viver Ciência

Apresentação de pesquisas científicas na Viver Ciência 2017. (Foto: Thais Farias/See)

Desde a sua primeira edição, ocorrida em 2015, a Mostra de Educação, Inovação, Ciência e Tecnologia – Viver Ciência, surgiu com o intuito de apresentar à sociedade um pouco do que é produzido, em termos de conhecimento, nas instituições de ensino básico e superior do estado.

Nesse sentido, a feira trouxe este ano um stand da Universidade Federal do Acre (Ufac) com um vasto mostruário dos projetos científicos desenvolvidos por diversos cursos da instituição, entre eles: Nutrição, Engenharia Florestal, Engenharia Agronôma e Ciências Biológicas.

O coordenador do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) da Ufac, professor Dr. Frederico Costa, participou da Mostra e avaliou a necessidade de disseminar ao público o que a universidade pública tem produzido em prol do estado. “Nosso objetivo maior é passar para as pessoas que nos visitam em quê o dinheiro público está sendo investido e como nosso trabalho pode favorecer a sociedade, com base nos estudos e progressos científicos”.

Todos os projetos levados à Mostra são fruto do trabalho de alunos bolsistas em programas de iniciação científica da universidade com o governo federal. Como Erlan Albuquerque, acadêmico de Biologia, que mostrou um pouco da utilidade dos fungos na medicina e na indústria, por meio de pesquisas do Laboratório de Microbiologia da Ufac.

“Estudos de genética indicam a aplicação desses organismos, que crescem e se reproduzirem com grande rapidez, na produção de vitaminas, fabricação de detergentes biodegradáveis, dentre diversos outros papéis. Algumas empresas utilizam esses organismos para o controle de qualidade de seus produtos, garantindo a durabilidade e resistência à ação de fungos daquilo que produzem, como na substituição dos agrotóxicos, por exemplo”, esclarece.

Atração

O stand se tornou uma atração para os alunos formandos do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Acre. Prestes a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), eles aproveitaram a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre os cursos.

Katrine Silva, de 17 anos, estudante da escola Lourival Sombra Pereira Lima, quer ingressar no curso de Nutrição e ficou encantada com as explicações dos expositores. “É meu sonho trabalhar na área da nutrição e ter esse contato com os trabalhos, com os detalhes dos cursos faz a gente querer mais ainda estudar pra também ser uma acadêmica do curso”.

Além de reunir os trabalhos que já foram feitos, os universitários puderam apresentar as pesquisas que ainda estão em andamento, tanto nos cursos de graduação como também no mestrado e doutorado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter