“Pit Stop” lembra Dia de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa

“Pit Stop” comemora Dia Mundial de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa (Foto: Angela Peres/Secom)

Em homenagem ao Dia Mundial de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quinta-feira, 15, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou nesta quarta-feira, 14, um “pit stop” no semáforo do Terminal Urbano, na Avenida Ceará.

A ação é a segunda etapa do projeto Direitos Humanos e a Pessoa Idosa: Protagonistas do Novo Envelhecer, executado pela Sejudh, coordenado por Antonio Torres, Aline Dantas e Isabella Abugoche, resultado de um convênio entre a secretaria e o Ministério de Direitos Humanos.

A primeira etapa foi a realização de capacitações sobre o direito da pessoa idosa para sete turmas, sendo que três foram promovidas em Rio Branco e as demais, em Tarauacá, Brasileia, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. As capacitações tiveram o objetivo de sensibilizar a rede de atenção à pessoa idosa, chegando a qualificar um total de 227 pessoas da área de saúde e assistência social.

Antonio Torres destaca a importância do projeto tendo em vista o envelhecimento acelerado vivenciado. “As estatísticas apontam que em 2050 a quantidade de idosos será equivalente à de crianças. Isso mostra que a gente precisa já ter um novo olhar e atenção com as novas políticas e com um novo cuidado às pessoas idosas”, afirmou.

Vale ressaltar que a população idosa do Acre registra crescimento ao longo dos últimos anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, o Estado contava com mais de 54.700 pessoas com idade acima de 60 anos, correspondendo a um aumento de 4,8% da população em comparação ao ano anterior.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter