Planetário móvel é a principal atração da Viver Ciência Juruá

dsc_0398
No primeiro dia de feira, 1.200 pessoas visitaram o planetário móvel (Foto: Ludmilla Santos/Secom)

De longe ele chama atenção dos visitantes da primeira edição da feira Viver Ciência, em Cruzeiro do Sul. No primeiro dia de evento, foi registrada a presença de 1.200 pessoas no espaço do planetário móvel da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

A estrutura apresenta, de forma dinâmica e criativa, o funcionamento do sistema solar, das constelações e dos planetas. Recebe principalmente estudantes, mas a comunidade em geral também tem acesso.

“O planetário é sensação por onde passa. Todo mundo quer conhecer como ele é por dentro, tanto adultos quanto crianças têm curiosidade de entrar no espaço”, disse o professor responsável pela atração Aires Pergentino.

Mesmo sendo uma apresentação visual, Bruno Mesquita, aluno do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Dom Henrique Ruth, que tem deficiência visual, fez questão de conhecer o espaço, e com suas mãos conseguiu imaginar a forma do planetário. Ele afirma que gostou do que sentiu.

“Achei ótimo. Na minha mente construí a forma do planetário e imaginei como é dentro dele. Deve haver várias estrelas no teto”, contou o estudante.  

camada-1
Urias e Ana Maria se encantaram com a apresentação do planetário (Foto: Ludmilla Santos/Secom)

Os estudantes Ana Maria do Nascimento e Urias Natan, da Escola Craveiro Costa, também conheceram o Planetário. Com a ajuda dos coordenadores do espaço, eles, que têm deficiência física, participaram da apresentação do planetário móvel.

“Foi uma experiência legal e agradável. Vale a pena passar o tempo ali dentro adquirindo conhecimento e se aprofundando sobre o nosso sistema solar e as constelações”, comentou Urias Natan.

A expectativa é de que durante esta quarta-feira mil pessoas visitem o planetário.

A mostra

A Viver Ciência Juruá, realizada no campus do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Cruzeiro do Sul, iniciou-se na última terça-feira, 29, e termina nesta quarta-feira, 30. O evento é uma ação do governo do Estado, por meio da SEE.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest