Plano Estadual de Igualdade Racial é debatido em audiência pública

Planepir está dividido em oito eixos, que incluem temas como saúde, educação, segurança e trabalho (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Representantes de Movimento social e de instituições municipais, estaduais e federais reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 10, para discutir a implementação do Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Planepir) durante audiência pública, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

Almerinda Cunha, chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Dpir/Acre) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), destacou que o Planepir, publicado no Diário Oficial por meio de decreto assinado pelo governador Tião Viana em fevereiro deste ano, está dividido em oito eixos, que incluem, entre outros temas, saúde, educação, segurança e trabalho.

“Isso é uma conquista. Uma vitória. Desde que foi criado o Departamento, o meu antecessor, professor [José] Arimatéria, vem lutando para que isso acontecça. Ele construiu esse plano ouvindo a sociedade. Essa audiência é para que a sociedade e os movimentos sociais conheça o que normatiza esse plano”, pontuou Almerinda Cunha.

O parlamento, por meio da Aleac, está presente no debate para auxiliar a transformar as diretrizes propostas no Planepir em ações que sejam, de fato, executadas.

Gleice Damasceno, representante do Conselho Estadual de Igualdade Racial, foi categórica ao destacar a importância da discussão acerca do Plano de Estadual. “Só vamos conquistar o que nos foi tirado por meio de políticas públicas”, disse a estudante.

Entre as conquistas que serão possíveis por meio do Planepir, Rita Gomes, representante estadual do Coletivo Quilombo, frisa: “O Planepir dará acesso a bolsas de estágio para a juventude negra. Uma das estratégias é cotizar essas vagas para que os jovens que moram na periferia tenham acesso a essas vagas e possam se empoderar”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter