Em Brasileia

Pluviômetros manuais foram atração em exposição na Viver Ciência Itinerante

Pluviômetro é um equipamento que mede o nível de chuva em cada localidade (Foto: Assessoria SEE)

Os alunos da Escola Estadual Belo Porvir, em Epitaciolândia, estão participando da primeira edição da Viver Ciência Itinerante, que está sendo realizada em Brasileia. Para a mostra científica, os estudantes fizeram uma exposição de pluviômetros manuais criados para medir a quantidade de chuva na região.

“Nos últimos anos temos sofrido com grandes alagações aqui no Alto Acre. Esses equipamentos nos ajudam a prever a possibilidade desses fenômenos, e assim podemos avisar tanto as autoridades como a comunidade com antecedência”, explica a estudante Abinail Costa.

Pluviômetros são equipamentos que medem o nível de chuva em cada localidade. A partir dos dados coletados, é possível prever eventos climáticos como alagação ou seca extrema.

Na Belo Porvir há um equipamento automático instalado pelo Projeto Comunidades Resilientes, além dos manuais criados com garrafas pet pelos próprios alunos, para ajudar no monitoramento da cidade.

Comunidades Resilientes

O Projeto Comunidades Resilientes é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), com o apoio do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Secretaria Municipal de Educação (SEME) e Universidade Federal do Acre (Ufac).