PM divulga resultados das ações na região central de Rio Branco

Dados foram divulgados pelo comando do 1ºBPM que é responsável pela área central e adjacências (Foto: Assessoria PMAC)
Ações preventivas reduzem ações repressivas (Foto: Assessoria PMAC)

O Primeiro Batalhão de Polícia Militar (1° BPM) divulgou os dados da análise criminal referentes aos meses de janeiro a outubro de 2015. Os números divulgados expõem todas as operações e serviços desenvolvidos pelos policiais durante os últimos dez meses na capital acreana.

No total, foram 44 operações, 28.057 abordagens, incluindo veículos, motocicletas, ciclistas e pedestres, 1.013 adultos presos em flagrante e 204 adolescentes conduzidos à delegacia, além de 75 ocorrências envolvendo o tráfico ou o consumo de drogas.

Além disso, a Polícia Militar também apreendeu 83 armas brancas e 22 de fogo, capturou 90 foragidos da Justiça e recuperou 25 veículos com restrição de roubo e furto.

O 1° BPM é responsável pelo patrulhamento ostensivo em 27 bairros da área central de Rio Branco, mas a maior incidência de crimes ocorre nas regiões do Centro e Bosque, onde está localizado o núcleo financeiro da capital. Por conta disso, as operações policiais são intensificadas nesses pontos.

“A atuação tem sido próxima às agências bancárias e comerciais, e o foco é, sobretudo, na parte preventiva. Quanto mais se trabalha no preventivo, menos se trabalha no repressivo. Às vezes, nós temos os números altos em relação às prisões, mas é reflexo do serviço preventivo”, frisou o comandante do 1ºBPM, tenente-coronel Atahualpa Ribera.