PM e SEE lançam curso de Segurança Pública nas Escolas

Índices de criminalidade reduziram nas imediações das escolas com a presença da Companhia de Policiamento Escolar

policia_da_familia_1.jpg

Inspetores receberão 40 horas de aula a partir da próxima semana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com o objetivo de coibir a violência e o tráfico de drogas em frente das escolas, a Companhia de Policiamento Escolar da Polícia Militar (PM) lançou nesta sexta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE) a aula inaugural do curso de segurança para inspetores.

Na abertura, o subcomandante da PM, Jeremias Ramalho, falou da importância da qualificação para a repressão da criminalidade. “Essa qualificação oferece a ampliação do trabalho da polícia que contará com o apoio dos inspetores que utilizarão a percepção do que ocorre ao seu redor para ajudar na segurança. Isso é a garantia da dignidade das pessoas e de uma sociedade sem violência”, detalhou o oficial.

O diretor de gestão da SEE, Jean Mauro, lembrou que após a parceria entre a PM e a secretaria, os índices de criminalidade caíram, contribuindo para a melhoria do ensino. “O Policiamento Escolar começou com 20 policiais, em uma parceria que contribuiu tanto que temos o prazer de termos hoje 60 policiais. Temos, também, o Proerd que realiza a atividade de prevenção no combate às drogas e a violência e que começou a dar resultados”, detalhou Jean, que representou a secretaria de Educação.

Para abrir o debate sobre a importância do curso de Segurança Pública nas Escolas, o corregedor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Leonardo Neves Carvalho, ministrou uma palestra, abordando o combate a criminalidade.

Os inspetores terão 40 horas de aulas a partir da próxima semana, aprendendo como identificar os fatores de riscos, primeiros-socorros, prevenção contra a violência e contra as drogas, relação interpessoal, procedimentos de segurança, prática de polícia comunitária, resolução de conflito, identificação de ilícitos, segurança no trânsito e ações e prevenções de acidentes.