Polícia Civil divulga ações de apoio psicológico a policiais

Divulgação do Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP) fez aumentar a procura pelos serviços. Após percorrer várias delegacias do interior do Estado, a equipe do Núcleo de Apoio Psicológico (NAP), formada por Francisca Félix Belém, Liliane Gomes e Marcelo Raiol, continua na próxima semana as visitas às delegacias e postos da capital. O objetivo é realizar através de palestras um trabalho de divulgação do núcleo e tentar desfazer as representações equivocadas sobre o papel da psicologia. A proposta é de que todas as delegacias e postos de polícia recebam a visita da equipe.

"A idéia é finalizar a divulgação na capital até o próximo dia 20, e com a abertura das estradas retomar os trabalhos nos municípios", diz Francisca Belém, coordenadora do Núcleo de Apoio Psicológico.  Além das palestras, o grupo também realiza distribuição de folders, orientação individual sobre como prevenir as doenças psicológicas, bem como esclarecer as dúvidas da corporação sobre os serviços oferecidos pelo Núcleo.

Criado recentemente, o NAP tem como finalidade promover o bem-estar psíquico a todos os servidores da Polícia Civil, possibilitando dessa forma o melhor desempenho da função policial. Para isso, tem contado com o apoio de várias entidades que desenvolvem trabalhos de reabilitação.

Idealizado pela Secretaria de Segurança Pública, o NAP vem suprir a necessidade que a profissão do policial exige. Segundo estudos científicos, esta se apresenta como umas das profissões mais estressantes. Para a delegada-geral de Polícia Civil Denise Pinho, a criação do NAP é uma forma de valorizar os policiais. "Diariamente eles são submetidos a um nível elevado de estresse, o que acaba comprometendo a saúde psíquica dos nossos agentes da segurança pública. Por isso, a proposta do NAP é resgatar essas pessoas para o convívio salutar no seio familiar e no seu local de trabalho", diz.

Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Senador Guiomard foram alguns dos municípios atingidos pela divulgação do NAP. "As visitas têm proporcionado uma aproximação com os servidores e isso tem refletido de maneira positiva, pois o número de atendimentos aumentou significativamente. Nós percebemos que muitas vezes esses profissionais encontram-se necessitados de auxílio psicológico, mas têm receio de procurar ajuda", avalia a facilitadora Liliane Gomes.

A equipe contou com o apoio e a receptividade dos delegados, que conseguiram mobilizar os policiais para o encontro. Durante as visitas aos municípios, foi concebida a possibilidade de se criar um projeto de atendimento itinerante, pois, como a sede do Núcleo fica em Rio Branco, muitas vezes torna-se inviável o deslocamento dos policiais para a capital.

Com apenas dois meses e meio de existência, o NAP já realizou cerca de 114 atendimentos e procedimentos psicológicos, como consultas, orientações, triagem, atividades psicoeducativas e encaminhamentos.

Outras atividades voltadas para melhoria dos atendimentos e procedimentos do Núcleo estão sendo planejadas. A equipe tem se empenhado em elaborar projetos para dinamizar ainda mais o acolhimento ao público, inclusive no que diz respeito ao espaço físico do NAP, que hoje funciona no antigo 4º DP. O Núcleo de Apoio Psicológico está localizado na rua Henrique Dias, 146, Bosque. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones 3223-8140 e 3223-7182.