Polícia Civil estoura abatedouro clandestino no Bujari

Investigação do caso contou com o auxílio do Ministério Público Estadual

Nesta sexta-feira, 4, a Polícia Civil do Bujari (28 quilômetros de Rio Branco), sob o comando do delegado Alcino Júnior, estourou um abatedouro clandestino que funcionava na Fazenda Taquari, na BR-364, altura do km 24. Cerca de 500 quilos de carne bovina foram apreendidos.

O local funcionava sem qualquer condição de higiene, sem câmera fria e sem alvará da vigilância sanitária. Na ocasião, quatro pessoas foram presas e conduzidas à delegacia geral do município e a carne apreendida foi enterrada no aterro sanitário local.

A polícia prendeu em flagrante Raimundo Pinheiro de Moraes (dono do abatedouro), Raimundo Alves Pereira e Maurício do Nascimento (funcionários) e o fornecedor Antônio José de Souza. No ato da abordagem policial, Antônio tinha a posse de dois bois para abater de forma clandestina.

Os envolvidos foram presos e indiciados por crime contra a ordem econômica e as relações de consumo. O ilícito é disciplinado pelo art. 7º, § 9º, da Lei 8.137/90, que dispõe sobre vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias ao consumo humano.

A polícia vinha investigando o caso com o auxílio do Ministério Público há mais de 30 dias. Durante toda a sexta-feira, os policiais vasculharam casas de carne na sede do município com o objetivo de evitar o consumo impróprio da carne que estava sendo comercializada em vários açougues. Caso os acusados sejam condenados pelo crime, a pena é a detenção de dois a cinco anos ou multa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter