após denuncia

Polícia Civil apreende quase 40 kg de drogas em Cruzeiro do Sul

Em mais uma ação contínua de combate ao crime, as forças de segurança apreenderam nesta quinta feira, 14, cerca de 37 quilos de droga no bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul.

A apreensão foi realizada pela Polícia Civil, por meio do Núcleo de Repressão a Entorpecente (DRE), após denúncia anônima recebida pelo número de WhatsApp disponibilizado em maio deste ano pela PCAC, com o intuito de receber a colaboração da população.

De acordo com o delegado responsável pela operação, Pedro Resende, após o recebimento da denúncia, a informação foi repassada ao núcleo de Cruzeiro do Sul que começou a fazer investigações. Foram duas semanas de averiguações, até que o flagrante fosse constatado.

“A droga estava sendo transportada no bagageiro de um veículo e conseguimos fazer o flagrante de um homem de 24 anos. Só nesta semana já foram 130 kg de maconha apreendidos em ações da Polícia Civil, além de armas veículos, dinheiro e objetos ilícitos. Gostaria de enfatizar o uso do nosso WhatsApp que fica 24hs online recebendo denúncias anônimas com segurança e peço o apoio da população para nos ajudar com informações”, disse o delegado Pedro Resende.

Somente esta semana, as forças de segurança já apreenderam mais de 130 kg de entorpecentes, cinco armas de fogo, realizou sequestro de quatro veículos, uma motocicleta e prendeu 25 pessoas envolvidas com organizações criminosas. Um prejuízo estimado em mais de 500 mil reais ao crime.

Droga foi encontrada após denúncia anônima. Um homem foi preso (Foto: Assessoria Sisp)

Redução de homicídios

Com as constantes operações realizadas pela segurança, o número de homicídios no Acre segue apresentando redução, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública na última semana. Em 2018, houve queda de 16% no número de mortes no Estado, entre janeiro e junho, enquanto na capital a taxa foi de 38% no mesmo período.

Cumprindo seu dever constitucional na busca de promover a cultura de paz em todo o Estado, o governo tem realizado, por meio das forças de segurança pública, ações preventivas e repressivas no combate à criminalidade.

Para se ter uma ideia, as forças policiais realizaram nos primeiros 110 dias de 2018, 1.400 operações, numa demonstração clara do esforço do governo em frear o avanço do crime.

Ainda segundo Resende, apesar das constantes ações, as fronteiras abertas ainda são o maior problema na segurança pública.

“Os dados mostram as apreensões vultosas que estamos fazendo após a implementação desses núcleos. Isso é mais uma ação acertada da segurança pública. Em que pesem as fronteiras estarem abertas e não termos uma fiscalização por parte do governo federal, a polícia tenta promover a paz combatendo o tráfico de drogas, que é o maior câncer da sociedade”, pontuou Resende.