Polícia Civil apresenta bandeira e hino da instituição

Como parte da programação da Semana do Policial Civil, na manhã desta quarta-feira, 19, foi realizada a cerimônia de lançamento da bandeira e do hino da instituição. Criado a partir do projeto de lei nº 4/2015, de autoria da deputada Juliana Rodrigues, foi instituído o Dia Estadual da Polícia Civil, celebrado em 19 de julho.

A data é integrada ao calendário oficial de eventos do Estado e às solenidades comemorativas ao Dia da Polícia Civil, como explica o secretário de Polícia Civil em exercício, Josemar Portes. “A escolha do dia 19 de julho é justificada por ser o aniversário de fundação da instituição no Acre”, explicou.

Portes diz ainda que os símbolos da Polícia Civil – o hino, bandeira e o distintivo – foram aprovados pelo conselho superior da instituição. “A bandeira é símbolo que expressa a identidade de uma organização, sobretudo quando se trata de instituição policial, que servirá também para representá-la nas mais diversas situações que exijam formalidade”, finalizou Portes.

A bandeira da Polícia Civil foi criada  e aprovada pelo conselho superior da Polícia Civil, em reunião extraordinária em maio deste ano (Foto: Cedida)

A bandeira da Polícia Civil foi criada pelo delegado Nilton Boscaro e aprovada pelo conselho superior da Polícia Civil, em reunião extraordinária ocorrida em maio deste ano.

“Confeccionada em tecido preto, com faixas em verde e amarelo e uma estrela vermelha, a bandeira demonstra que a instituição desempenha suas funções constitucionais, mesmo nas condições mais adversas”, afirma o delegado de Polícia Silvano Rabelo.

O hino da Polícia Civil, composto pelo agente de polícia Marcos Aurélio Magalhães, também oficializado na data de hoje, traz em sua letra o sentimento de altivez e servidão do policial. “O objetivo é enaltecer os valores e princípios da instituição e sua história”, declarou Magalhães.

Marcos Aurélio diz ainda que o hino da Polícia Civil tem por características destacar virtudes necessárias para o comprimento de suas atividades, como o combate ao crime, apuração de provas, sigilo, descrição, eficiência e capacidade continuada da instituição em prol do Estado, destacando sempre sua força, capacidade de justiça e próxima à sociedade.

Para o secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, que prestigiou o evento, a Polícia Civil é uma instituição honrosa e de respeito, pois a polícia que mais elucida crimes merece esse reconhecimento com uma bandeira e um hino próprio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest