Aprimoramento de técnicas

Polícia Civil forma turma em curso de táticas operacionais

A Polícia Civil realizou no início desta semana a certificação de 21 alunos concludentes do curso “Técnicas Operacionais e Tiro Tático”. A qualificação organizada pelo Grupo de Treinamento Policial (GTP) em parceria com o Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps) e a Academia de Polícia Civil (Acadepol).

O curso teve duração de 16 horas/aulas divididas em teoria em sala de aula e prática no stand de tiro com aulas ministradas pelo instrutor do Rio de Janeiro, Claudio Barbosa Andrade, e teve como principal objetivo, proporcionar ao aluno um conhecimento teórico e técnico aprofundado sobre procedimentos operacionais e manuseio tático com armas de fogo.

Policiais civis receberam certificados após 16 horas/aulas de qualificação (Foto: Sandro de Brito)

O aluno Jucelino Queiroz recebeu das mãos do secretário a certificação. “Essa capacitação aprimora o nosso conhecimento e a partir de agora podemos multiplicar o conhecimento e atuar nas ocorrências e em futuros treinamentos ou em cursos de formação que exijam habilidades no manuseio de armas de fogo e pratica de tiro tático”, disse.

Com a qualificação, o aluno concludente adquiriu conhecimento e domínio suficiente das técnicas e conceitos apresentados sobre as três principais armas de dotação das policias de nosso país, pistola, espingarda calibre .12 e fuzil.

Durante o curso foram ministrados os seguintes temas: mentalidade de combate, Non Standard Response, (Resposta não convencional), Noções de balística e topografia corporal, Revisão dos fundamentos de tiro, Saneamento de panes em arma, Saque, Saque velado e suas variações, Recargas táticas e emergenciais, Ciclo O.O.D.A que consiste na Observação, Orientação, Decisão e Ação, Posições de tiro e Combate em baixa visibilidade.

“Nosso programa de educação continuada e a capacitação de nossos agentes são fundamentais para que possamos aprimorar nossa oferta de serviço de qualidade e de excelência desenvolvidos ao longo dos anos”, destacou o secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.