21 de abril

Polícia Militar do Acre realiza solenidade em alusão a Tiradentes

Para o Comandante da corporação, coronel Júlio Cesar dos Santos, a formatura simbólica alusiva a Tiradentes é um ato de reconhecimento ao maior mártir da história do Brasil (Foto: Assessoria PMAC)

Uma formatura de caráter cívico- militar foi realizada pelo Comando da PM a fim de homenagear o patrono das polícias do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.  O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21, e reuniu as unidades operacionais e especializadas de Rio Branco no pátio externo do Quartel do Comando Geral (QCG).

Para o comandante da corporação, coronel Júlio Cesar dos Santos, a formatura simbólica alusiva a Tiradentes é um ato de reconhecimento ao maior mártir da história do Brasil.

“Foi um exemplo de resistência e de perseverança aos seus ideais. A data é o momento oportuno para refletirmos sobre a atividade policial no passado e como está hoje, nossos valores e princípios, e as melhorias que estamos alcançando aqui, exemplo disso, ressalto, a aquisição de 17 viaturas e 600 coletes a serem distribuídos para os militares que tiram serviço ostensivo”, frisou o oficial.

 Quem foi Tiradentes

O evento ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 21, e reuniu as unidades operacionais e especializadas da capital no pátio externo do Quartel do Comando Geral (Foto: Assessoria PMAC)

Joaquim José da Silva Xavier foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O militar é conhecido por ser um herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de abril, se transformou em feriado nacional em sua homenagem.

Tiradentes é considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades.