24 horas

Polícia Militar apreende 12 armas de fogo durante Operação Tiradentes II

Na manhã desta segunda-feira, 14, a Polícia Militar do Acre (PMAC) apresentou os resultados referentes à sua participação na Operação Tiradentes II, a maior já realizada pelas polícias militares, simultaneamente, em todo o território nacional. Foram apreendidas 12 armas de fogo e 82 pessoas presas durante a ação. Também foram realizada 3.314 abordagens a pedestres, ciclistas e condutores de veículos e motocicletas.

Foram atendidas 272 ocorrências e 1,06 quilo de entorpecente apreendido, além da recuperação de seis veículos com restrição de roubo/furto.

 

Durante 40 horas, a ação, realizada entre a última sexta-feira, 11, e sábado, 12, envolveu 450 militares da capital e interior do estado e 110 viaturas. Participaram todos os batalhões operacionais e as unidades especializadas Companhia Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), Batalhões de Operações Especiais (Bope), de Policiamento Ambiental (BPA) e de Trânsito (BPTran). Este último computou ainda 308 autos de infração de trânsito lavrados.

Comandante operacional da PMAC ressaltou que a operação Tiradentes envolveu 450 militares em todo o Acre (Foto: Assessoria Sisp)

O tenente-coronel Atahualpa Ribera, diretor de Operações da PMAC, considera os dados positivos e destaca o serviço desenvolvido diariamente pelos policiais. “Por meio dos números apresentados, a gente consegue perceber o papel que as polícias militares desempenham no Brasil e a importância que a sociedade precisa realmente dar aos seus profissionais da segurança pública”, disse.

“Vale ressaltar que esse resultado é fruto também de um trabalho diário e não exclusivamente de uma única operação. A polícia está na rua. Com isso, o crime dá uma retraída”, completou o diretor de Operações da PMAC.

Dados Nacionais

Em nível nacional, com o efetivo de todas as polícias militares do Brasil empenhado ao mesmo tempo, durante o mínimo de 24 horas ininterruptas, a ação teve os seguintes resultados:

Efetivo empregado: 118.072

Viaturas: 42.556

Embarcações: 249

Aeronaves: 53

Ocorrências atendidas: 32.662

Drogas apreendidas (quilos): 92.386,195

Armas apreendidas: 437

Abordagens (pessoas): 289.008

Prisões: 3.898

Veículos recuperados: 511

Autos de infração de trânsito: 18.886