Polícia Militar dá início a Operação Tiradentes II nesta sexta-feira

Alinhada ao planejamento nacional, por meio do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG), a Polícia Militar do Acre (PMAC) deflagrou nesta sexta-feira, 11, a Operação Tiradentes II. A ação deve ocorrer simultaneamente em todo o país durante 24 horas ininterruptas.

Operação Tiradentes é realizada de maneira simultânea em todos os estados e no Distrito Federal (Foto: Júnior Aguiar)

No Acre, as ações ocorrem em todos os 22 municípios e estarão envolvidos 450 policiais militares, 80 viaturas e 30 motocicletas. O objetivo é a prevenção de crimes, além de proporcionar mais segurança e promover a aproximação entre polícia e sociedade.

Nos municípios do Acre situados na fronteira com o Peru e a Bolívia, o efetivo de militares empregado também irá compor pontos de bloqueio nessas regiões, onde serão realizadas abordagens diversas no intuito de prevenir e combater delitos.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Kinpara, essa é a maior operação do mundo em termos de segurança pública relacionada à extensão territorial e quantidade de efetivo empregado porque ela abrange, ao mesmo tempo, todo o Brasil. “Com certeza, vai demonstrar a capacidade da maior força de segurança pública no Brasil, que é a Polícia Militar. Somando os PMs da ativa e da reserva, além dos bombeiros, somos mais de um milhão de policiais militares em todo o país”, disse Kinpara.

Parcial de resultados

Em Rio Branco, a operação Tiradentes II teve início às 10 horas, e uma primeira parcial dos resultados obtidos já foi computada pelo setor de Análise Criminal da Polícia Militar.

A princípio, em apenas algumas horas, foram realizadas 845 abordagens, atendidas 71 ocorrências e 32 prisões efetuadas. Seis armas, seis munições e um quilo de entorpecente foram apreendidos. Também foram registrados 107 autos de infração de trânsito e um veículo com restrição de roubo/furto foi recuperado.

Alinhamento nacional

A realização da Operação Tiradentes II foi decidida durante reunião do CNCG em abril deste ano, em São Paulo. Esta é a segunda edição da operação, que efetuada pela primeira vez em 2017.

No Acre, a Polícia Militar participa da ação, nacionalmente integrada às demais corporações militares das outras 26 unidades federativas do país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter