Capacitação

Policiais militares iniciam capacitação em libras

Facilitar o diálogo e a aproximação da corporação com a comunidade surda. Com esse objetivo 22 militares iniciaram na manhã desta segunda-feira, 12, uma capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso está sendo ofertado na Uninorte, com duração de uma semana, sendo uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) com a Polícia Militar do Acre (PMAC).

O curso está sendo oferecido a 22 policiais militares (Foto: Assessoria PMAC)

Com olhares curiosos e atentos às orientações dos instrutores, os militares acostumados a ministrarem aulas nas escolas do estado, viverão dias de alunos. Com 18 anos de serviço no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o tenente Leandro Filho, está fazendo o curso pela primeira vez e conta sobre a importância de tal ensinamento.

“Esse aprendizado vai fazer com que nosso policial tenha uma noção básica dessa forma de Comunicação, porque nas escolas nós encontramos muitos alunos surdos, onde vemos a necessidade do nosso policial entender essa linguagem para facilitar a comunicação com as crianças”, disse Leandro Filho.

Instrutor do Centro de Apoio ao Surdo (CAS) da  Educação estadual, Emerson Machado, com auxílio do intérprete de libras, Jerry Carlos, contou da satisfação de ministrar a língua aos militares. “Esse curso é importante para o policial aprender, e para que possamos repassar alguns sinais, que facilitem a comunicação com os surdos em sala de aula e no ambiente escolar”, disse o instrutor que há 13 anos ministra aulas no Acre.

Além da participação dos militares do Proerd e do Policiamento Escolar, o curso contou com a participação do coordenador do policiamento comunitário da PMAC, tenente-coronel Douglas Thomáz, que agradeceu a parceria com a Secretaria de Educação. “Essa parceria fortalece o trabalho de prevenção, desenvolvido por esses militares no ambiente escolar”, disse o oficial.