Polícias estaduais realizam projeto social pioneiro na Cidade do Povo

20151126100314
Diariamente, o trailer itinerário da PM é posicionado em diferentes locais (Foto: PMAC)

Com mais de 2,2 mil casas entregues na Cidade do Povo, o empreendimento do governo do Estado é um dos maiores bairros de Rio Branco. Em uma perspectiva de policiamento preventivo, a Polícia Militar realiza, por intermédio do 2º BPM, a Patrulha Comunitária da Cidade do Povo.

Coma as visitas solidárias, são colhidos dados sobre venda e consumo de entorpecentes e outros crimes, além de situações como evasão escolar, relacionamento entre vizinhos, saúde de idosos e pessoas com necessidades especiais. Os relatórios são enviados diariamente ao delegado de Polícia Civil da Cidade do Povo ou para a equipe de articulação comunitária da prefeitura.

Em reunião, secretarias definiram metas para os próximos meses (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)
Em reunião, secretarias definiram metas para os próximos meses (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)

O major Ezequiel de Oliveira Bino, comandante do 2º BPM, e Rafael Pimentel, delegado da Cidade do Povo, explicam que o projeto tem bases em doutrinas internacionais de policiamento comunitário e retira da população aquela visão distorcida de polícia repressora, aproximando as corporações da sociedade.

Com o projeto, espera-se acumular dados relevantes em segurança pública para melhor planejar ações futuras naquele local e auxiliar na elucidação de delitos, quando ocorrerem.

Além da patrulha comunitária, a Cidade do Povo é guarnecida por viatura policial, equipe de policiais em motocicletas e patrulha montada a cavalo.

Polícia mais próxima da sociedade

Além de projetos como o policiamento comunitário, a Polícia Militar realiza outros trabalhos em segurança pública de cunho social, como a Guarda Mirim, aulas de música para crianças carentes pela Banda Marcial da Corporação e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).