Política habitacional dá passo importante com criação de sistema digital

Instituído por lei estadual, Sistema Integrado de Habitação será lançado no fim deste mês (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Segurança e transparência são palavras chaves que definem o Sistema Integrado de Habitação (Sihab), que está em fase de implantação pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab).

O Sihab é uma base de dados na qual estarão concentradas as informações de todos os beneficiários de programas habitacionais sociais estaduais e federais e foi instituído por meio da lei 3.213, sancionada no dia 29 de dezembro de 2016.

“Este sistema traz, além de modernidade, agilidade e segurança, pois estamos falando de uma plataforma digital integrado que ficará disponível na internet tanto para uso dos operadores da Sehab quanto para a conferência dos cidadãos e dos órgãos de controle”, explicou o assessor jurídico da Sehab, Luiz Felipe Mesquita.

O sistema permite o cruzamento de dados, informações e relatórios, entre outras coisas, o que facilitará os processos de auditorias e de atualização dos cadastros, beneficiando o Estado, que terá o controle dos dados dos usuários, e o cidadão, que estará resguardado e poderá acompanhar de forma transparente seu processo habitacional

O Sihab é financiado pelo Fundo Estadual de Habitação. O uso do recurso foi pautado e aprovado pelo Conselho Estadual. A Sehab será responsável pela manutenção e gerenciamento do mesmo.

Segundo Janaína Guedes, secretária de Habitação, a previsão para que o sistema seja lançado oficialmente é até o fim deste mês. “Estamos na fase de capacitação da equipe que irá atuar diretamente com o sistema. Assim que finalizarmos o treinamento dos servidores vamos para o próximo passo, que é a alimentação do sistema com as informações que já temos dos beneficiários. Queremos que até o fim de fevereiro o sistema esteja funcionando.”

Ainda de acordo com a gestora, o Sihab é um passo importante para a política habitacional do Acre, pois reúne todas as informações necessárias de interesse do governo e do cidadão. “Os beneficiários cadastrados terão acesso ao sistema de forma personalizada, com usuário e senha individuais. Órgãos públicos e fiscalizadores também poderão acessar as informações do banco de dados”, finalizou.