Por meio de capacitação profissional, Estado fomenta empreendedorismo na Cidade do Povo

Visando a integração das políticas públicas de sustentabilidade social, ambiental e econômica por meio do projeto de habitação social, o governo do Estado desenvolveu o complexo habitacional Cidade do Povo. Construído em Rio Branco, o residencial beneficia milhares de famílias com unidades habitacionais planejadas, com integração das políticas públicas de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

As unidades fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida, todas a custo zero para famílias moradoras de áreas de risco em Rio Branco. O governo do Estado alcançou a marca de 3.348 habitações entregues no conjunto habitacional onde atualmente residem aproximadamente 16 mil pessoas.

Moradora da Cidade do Povo há dois anos, Maria de Fátima Albuquerque por décadas morou no bairro Preventório. Com a nova moradia, ela comemora esse novo momento de mudanças significativas em sua vida. “Tudo para mim hoje é felicidade. Eu morava num canto que eu já estava com medo de o barranco cair e levar minha casa com tudo dentro. Mas ganhei esse lar aqui, com conforto para mim e meus filhos”, disse.

(Foto: Rose Farias/Secom)

Projetos sociais

Quando se fala em habitação social, para muitas pessoas o assunto está relacionado apenas à entrega de casas, moradias, mas o que muitos ainda não sabem é o papel social desenvolvido, com as famílias beneficiadas, por meio do programa de habitação do Estado, o qual vai muito além da concessão de residências.

Nos conjuntos habitacionais, o Estado intensifica as políticas públicas afirmativas com a oferta de cursos e capacitações em diversas áreas de atuação. O projeto faz parte do programa de pós-ocupação desenvolvido pela Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab) junto aos moradores.

Janaína Guedes, gestora da Sehab, afirma que a proposta é oferecer capacitação técnica com visibilidade para o mercado de trabalho e proporcionar um espaço de convivência e integração entre os moradores, tendo em vista serem oriundos de diferentes lugares da capital.

“Esse programa é a reafirmação do compromisso do governo do estado na melhoria da qualidade de vida das pessoas. No momento que as famílias passaram a residir nesse conjunto habitacional, as equipes da Sehab fazem um diagnóstico socioeconômico e a partir daí é programado um cronograma de cursos que se adequavam com a realidade da comunidade e realizamos a contratação as instituições educacionais para gerir os cursos”, ressaltou.

A iniciativa visa desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiadas, promovendo cursos profissionalizantes aos interessados com capacitação em mecânica de motos, salgadeiro, pães e massas, bolos e tortas, Pizzaiolo, encanador e pintor, dentre outras capacitações oferecidas.

Gerando oportunidades

Ao concluir mais uma capacitação, André Vinícius se considera preparado para enfrentar novos desafios na carreira profissional. “A oportunidade veio na hora certa. Fazer esses cursos aqui perto de casa sem ter que pegar o ônibus é bem melhor, a gente ganha mais tempo e economiza. Já fiz alguns cursos e pretendo continuar, acho isso muito bem porque a gente tem oportunidade de trabalhar com muitas coisas. Com esses cursos a pessoa fica mais preparada, com mais experiência e mais chance de garantir uma renda. É muito bom para nós.”

Aury Dias do Nascimento é prova disso. Por meio do curso de pintor, ele buscou o aperfeiçoamento a fim de se tornar um profissional e garante que o curso lhe proporcionou grandes oportunidades.

“Eu sempre desejei aprender a pintar de forma profissional porque é uma área que tem muita procura, toda casa precisa de uma pintura, né? Aprendi novas técnicas e designer que antes eu não sabia como fazer, agora sei como fazer uma pintura que chama atenção das pessoas. Já estou com agenda de trabalho que vai garantir o sustento da minha família”, disse o pintor.

Assim como na Cidade do Povo, o projeto de pós-ocupação é desenvolvido no Residencial Jarbas Passarinho, Rosa Linda I, II e III, Eldorado e Novo Eldorado (Foto: Rose Farias/Secom)

Investimentos

Com investimentos de R$ 929 milhões oriundos do programa Minha Casa, Minha Vida e repassados pela Caixa Econômica Federal (CEF), o Estado aplica em contratações das instituições de educação profissional, para oferecer capacitações, oficinas culturais e insumos para essas ações, com isso  mais de 700 pessoas já foram beneficiadas com o projeto em apenas quatro meses (maio a setembro) de atividades com execuções diretas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma das instituições executoras, disponibilizou cerca de 1.600 vagas em 70 cursos, com alguns deles já finalizados e outros em andamento. Até dezembro deste ano, novas quadras da Cidade do Povo serão contempladas com a capacitação.

A escolha foi feita a partir de pesquisa socioeconômica realizada com os moradores para identificar a necessidade de cada regional.

O diretor regional do Senai, César Dotto, ressalta que o conhecimento é determinante para a carreira profissional e que a instituição trabalha de acordo com a demanda do mercado. “Esse é um processo importante para o futuro destas famílias, uma vez que será determinante na carreira profissional diante de um mercado exigente. Pensando nisso, estamos trabalhando com cursos que geram emprego para estes moradores.”

Instituições parceiras

Para realizar as atividades, a Sehab conta com a parceria técnica da Fundação Elias Mansour (FEM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Dom Moacir, instituições contratadas para ministrar os cursos.

Assim como na Cidade do Povo, o projeto de pós-ocupação é desenvolvido no Residencial Jarbas Passarinho, Rosa Linda I, II e III, Eldorado e Novo Eldorado. A meta da Sehab é oferecer seis mil vagas às famílias residentes nesses empreendimentos habitacionais até dezembro deste ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter