Portaria de reconhecimento da situação de emergência de Cruzeiro é publicada

O manancial, que está com 1,22 metro acima da sua cota de transbordamento (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em Cruzeiro do Sul, a cheia do Rio Juruá, resultou na remoção de mais de três mil pessoas de suas residências. A portaria de reconhecimento do decreto de situação de emergência, assinado pela prefeitura, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira, 3.

Com o reconhecimento, o município terá acesso à liberação de recursos complementares para custear as ações de apoio às vítimas da enchente descritas em seu plano de resposta.

Nesta manhã, o Rio Juruá apresentou sinais de vazante, registrando a cota de 14,22 metros, dois centímetros a menos que no dia anterior. Ao todo, 97 famílias encontram-se desabrigadas. Outras 707 desalojadas, o que resulta no total de 3.552 pessoas removidas de suas residências.

A Defesa Civil Estadual atua na região auxiliando e orientando a prefeitura na execução do plano de contingência.

“Estamos diante da maior cheia da história do Juruá. Mas são milhares de pessoas atingidas, muitos ribeirinhos perderam suas plantações e parte das suas criações, os povos indígenas também tiveram suas perdas. O ministro Helder Barbalho está trazendo a solidariedade do governo federal, ou seja, reconheceu a situação de emergência e está trazendo aquilo que são as obrigações institucionais da União”, frisou o governador Tião Viana, que cumpre agenda em Cruzeiro do Sul.

Nesta manhã, Tião Viana e o ministro da Integração Helder Barbalho, acompanhados da bancada de parlamentares federal do Acre, realizam vistorias nas áreas afetas pela cheia do Rio Juruá. A comitiva também vai visitar o abrigo público, instalado no Ginásio  Poliesportivo Alailton Negreiros, para prestar solidariedade às vítimas da enchente.