Cidades do Acre

Prefeitos entram na luta pela erradicação do analfabetismo

Samuel Bryan
25.04.2016 19:45

Tião Viana reforçou a participação dos prefeitos no programa contra o analfabetismo para pagar uma dívida histórica com a população (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana reforçou a participação dos prefeitos no programa contra o analfabetismo para pagar uma dívida histórica com a população (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu no início da noite desta segunda-feira, 25, com prefeitos para discutir as ações do programa de erradicação do analfabetismo, o Quero Ler, nos municípios.

A proposta é de que o governo do Estado libere os recursos e que as prefeituras estruturem o programa em suas cidades, reunindo turmas e contratando os professores.

Participaram do encontro o prefeito de Acrelândia, Jonas Dales; do Bujari, Tonheiro Ramo; de Sena Madureira, Mano Rufino; de Tarauacá, Rodrigo Damasceno; e de Rodrigues Alves, Ernilson de Freitas, o Burica.

“Nós temos tudo para acabar com o analfabetismo em todo o Acre até 2018, só precisamos da capacidade de união. Essa é a maior dívida do Brasil com o seu povo, e eu fico grato e feliz por contar com a participação de vocês”, disse o governador Tião Viana.

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, lembrou que o governador Tião Viana foi a Brasília apresentar o programa para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e conseguiu R$ 6 milhões para sua manutenção.

“Esse é um momento de articulação entre prefeituras, governo do Estado e governo federal para levar as letras a quem não as conhece. O Estado capitaneou os recursos para esse projeto junto com o ministério, e isso vai entrar através de ações diretas”, conta Brandão.

Moisés Diniz, coordenador do programa, explica que o trabalho está sendo feito para que sejam fechadas de mil a 1.300 turmas este ano. Com isso, serão alcançadas 17 mil pessoas, que correspondem a um terço do número de pessoas analfabetas em todo o Acre.

Prefeitos pactuados

2013_04_abril_prefeito_tarauaca

“Tarauacá sofria muito com essa questão do analfabetismo e do estímulo para as pessoas irem em busca da alfabetização. E com o programa Quero Ler, nós conseguimos envolver muitas pessoas. Serão criadas 190 turmas, e esse projeto em parceria com o governo está permitindo abraçar mais pessoas.”

Rodrigo Damasceno, prefeito de Tarauacá

mano-foto“Esse é um sonho no nosso município, de erradicar o analfabetismo, e não podemos deixar de lado essa grande oportunidade de ser parceiro e agradecer ao governo por dividir essa ação com as prefeituras.”

Mano Rufino, prefeito de Sena Madureira

Rodrigues Alves vereadora prefeito Burica

“Só quero parabenizar o governador pela iniciativa. No ano passado, fomos capazes de organizar 65 turmas, e este ano estávamos preocupados com a falta de recursos para o trabalho, mas o Tião Viana está garantindo isso para nós.”

Burica, prefeito de Rodrigues Alves

TONHEIRO“Sozinho não tínhamos condições de tocar esse projeto. Mas com o apoio do governo e essa injeção de recursos, será possível eliminar o analfabetismo em nosso município.”

Tonheiro Ramos, prefeito do Bujari

Jonas-Dales-é-reconduzido-à-prefeitura-de-Acrelândia-FOTO-DIVULGAÇÃO“Já vamos começar a organizar as turmas a partir de amanhã mesmo, e estamos muito animados com os resultados deste projeto para nossa população.”

Jonas Dales, prefeito de Acrelândia

Mais notícias