Prefeitura de Xapuri e de outros 7 municípios do Acre participam do primeiro encontro de Tecnologia

Evento mobilizou prefeitos e gestores para conhecerem e testarem os softwares desenvolvidos pelo Governo Federal disponibilizados de forma livre

prefeitura_xapuri_018722121.jpg

Prefeito Bira Vasconcelos e representantes de instituições que participaram do encontro (Foto: Assessoria Prefeitura de Xapuri)

Foi realizado nesta terça-feira, 27, em Assis Brasil, o Encontro de Tecnologia das prefeituras Acreanas. O evento que aconteceu no Centro de Florestania do município contou com a presença de 8 prefeituras, da Embaixatriz Ana Maria Amorim – que é a coordenadora de Relações Institucionais do Serviço Federal de Processamento de Dados do Governo Federal- SERPRO, além de representantes do programa Economia Solidária, Programa Nacional de Segurança Publica (Pronasci) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Durante toda a manhã os participantes assistiram palestras sobre como utilizar o software público para publicar licitações, apresentar projetos ao governo federal e requerer recursos através do sistema que é completo e rápido. Através dele, as prefeituras poderão também alimentar dados das áreas da saúde, educação, tributação, cadastros e planejamento, além da facilidade na comunicação interna.

Para a Embaixatriz Ana Maria Amorim, a vinda ao Acre teve o objetivo de incentivar e compartilhar com as prefeituras a Tecnologia da Informação e Comunicação criada pelo governo federal. "Nós estamos dando prosseguimento ao projeto do SERPRO de estímulo às prefeituras para a boa utilização desses softwares que nós desenvolvemos como o Sincov, que é o sistema de convênios municipais com o governo federal. Nós estamos ensinando as pessoas a usarem esta ferramenta", destacou.

Cada prefeitura recebeu um kit com material impresso explicativo, manuais de como utilizar os programas e CDs com os softwares para que a administração pública possa testar e descobrir a viabilidade de cada um. No pacote estão softwares como o Xoops (construção de portais para prefeituras), Expresso (correio eletrônico), e-Cidade e economia solidária.

A Secretária Municipal de Planejamento de Xapuri, Fernanda Abreu, destacou que os softwares são bons e importantes para a aquisição de convênios junto ao governo federal. "Antes os projetos eram apresentados ao governo federal pela Associação dos Municípios do Acre, agora podemos apresentar nossos próprios projetos através do portal".

O Encontro de Tecnologia com prefeituras está acontecendo pela terceira vez no Brasil, e no Acre essa é a primeira vez que os municípios acreanos se reúnem para discutir o assunto.  As prefeituras terão a assistência do Serviço de Processamento de Dados – SERPRO para a utilização do software.