Premiado no Japão e inédito no Brasil, filme sobre Nise está no Pachamama

Glória Pires, melhor atriz no Festival de Tóquio, é Nise da Silveira no filme (Foto: Divulgação)
Glória Pires, melhor atriz no Festival de Tóquio, é Nise da Silveira no filme (Foto: Divulgação)

O filme Nise – O Coração da Loucura, sobre a psiquiatra alagoana Nise da Silveira, recebeu, em outubro, o Grand Prix do Festival de Tóquio. No papel da protagonista, Glória Pires também conquistou o prêmio de melhor atriz. Com lançamento nacional previsto apenas para março, a película dirigida por Roberto Berliner já chegou ao Acre. É a atração do Festival Pachamama neste sábado, 28.

Nise, que morreu em 1999 aos 94 anos, é uma das personalidades mais relevantes da história da Saúde Mental no Brasil. Na década de 40, foi a primeira a se opor a práticas violentas como eletrochoque, lobotomia, confinamento e insulinoterapia, então convencionais no ambiente psiquiátrico.

Discípula de Carl Jung, criou nos anos 1950, no Rio de Janeiro, projetos revolucionários como o Museu do Inconsciente, para preservar os trabalhos produzidos nos ateliês terapêuticos e fomentar a compreensão sobre universo dos portadores de transtornos.

Também fundou a Casa das Palmeiras, clínica voltada à reabilitação de antigos pacientes de instituições psiquiátricas, em etapa intermediária entre a rotina hospitalar e a reintegração social.

Em Rio Branco, o projeto Arte de Ser, coordenado pelo psicólogo Fabiano Carvalho, trabalha inspirado na proposta humanista e artística de Nise. Em parceria com o Festival Pachamama, o Arte de Ser exibe o filme de Roberto Berliner, às 20 horas no Cine Theatro Recreio. O evento será iniciado com uma exposição de trabalhos de integrantes do projeto, a partir das 18h.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter