Prêmio Jovem Cientista do Acre é lançado durante a Mostra Viver Ciência

O prêmio Jovem Cientista foi lançado durante a mostra Viver Ciência (Foto: Ariel Lima)

Estudantes e professores das escolas educação básica públicas e privadas já podem se inscrever para a primeira edição do Prêmio Jovem Cientista do Acre. Lançado durante a mostra Viver Ciência, o prêmio é resultado da parceria entre a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac).

De acordo com a secretaria adjunta da Sect, Rose Scalabrin, essa é uma experiência que já tem dado certo em alguns estados do Brasil e agora os estudantes do estado terão a oportunidade de mostrar seu potencial. “Isso já é uma prática que tem estimulado muito a juventude a desenvolver trabalhos na área pesquisa e inovação científica. A Assejuv propôs e a Sect aceitou inserir pela primeira vez, como um experimento, a primeira versão desse prêmio aqui no Acre”.

O prêmio será durante a Feira Estadual de Ciência e Tecnologia do Acre – Expociência 2017, nos dias 25 e 26 de outubro, no Senac – Bosque. Serão selecionados 20 trabalhos técnico-científicos em oito áreas do conhecimento. Ao final, haverá premiação com certificados e placas para o primeiro e segundo lugar.

As inscrições e o edital de abertura já estão disponíveis no site www.sect.ac.gov.br até o dia 16 de outubro. Ainda segundo a secretária-adjunta, essa é uma forma de estímulo para que os alunos continuem a desenvolver e também incentivo para que outros jovens e outras escolas possam trabalhar com essa área da ciência e da tecnologia da inovação.