Prêmio ODS Brasil é lançado oficialmente no Acre

Com o slogan “Você faz. O Brasil reconhece. O mundo fica melhor”, a primeira edição do Prêmio ODS Brasil 2018 foi lançada oficialmente no Acre na manhã desta quarta-feira, 16, no auditório da Biblioteca Pública de Rio Branco, durante seminário de divulgação realizado com a presença de autoridades do governo federal.

A premiação foi instituída por meio do decreto de n° 9.295, de fevereiro de 2018, e tem o objetivo de apresentar e valorizar políticas públicas do Brasil relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Podem ser inscritos projetos dos governos estadual e municipal, sociedade civil com fins e sem fins lucrativos e instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas e privadas.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site www.odsbrasil.com.br até o dia 29 de junho. Três projetos de cada categoria serão premiados em dezembro deste ano. Serão reconhecidos programas, políticas e tecnologias ou outras iniciativas que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos – essenciais para inspirar e engajar pessoas e instituições, além de multiplicar soluções sustentáveis.

Esteve presente ao lançamento a diretora de Relações Político-Sociais da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Carmen Silva Bueno, que frisou: “É uma satisfação realizar o lançamento do prêmio, que tem como missão promover uma sociedade mais justa e com oportunidade para todos. Para isso, o governo federal propõe dar visibilidade e valorizar às boas práticas executadas pelos estados, que poderão, inclusive, tornar-se parte de um banco de boas práticas, com vista às metas que deverão ser alcançadas até o ano 2030”.

“O Acre é um forte concorrente no Brasil por se tratar de um território inteiro sendo trabalhado com políticas públicas há mais de 20 anos”, destacou Márcia Regina, chefe da Casa Civil (Foto: Junior Aguiar/Secom)

Durante o evento, a chefe da Casa Civil Márcia Regina Pereira pontuou ações desenvolvidas no Estado, com destaque para as práticas de sustentabilidade. “Acho que o Acre é um forte concorrente no Brasil por se tratar de um território inteiro sendo trabalhado com políticas públicas há mais de 20 anos, sobretudo no período do governo Tião Viana, com a intensificação na diversidade da economia regional de base e associada à indústria, que inclui comunidades rurais e ajuda a reduzir o desmatamento, além de tantos outros aspectos que poderíamos citar. O Acre é um estado que vem mostrando ao mundo que precisa ser valorizado por aquilo que ele é e pelo que ele tem.”

Categorias

O Prêmio é dividido em quatro categorias:

Governos – Práticas desenvolvidas pela administração direta ou indireta dos estados, Distrito Federal e municípios.

Organizações com Fins Lucrativos – Práticas desenvolvidas por setor produtivo e outras organizações da sociedade, com fins lucrativos.

Organizações sem Fins Lucrativos – Práticas desenvolvidas por organizações da sociedade, sem fins lucrativos.

Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão – Práticas desenvolvidas por instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas e privadas.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site www.odsbrasil.com.br até o dia 29 de junho (Foto: Junior Aguiar/Secom)

Inscrições

Cada entidade poderá inscrever até três práticas da sua categoria, devendo cada prática ser inscrita separadamente.  As práticas inscritas devem ter, pelo menos, um ano de existência na data da inscrição e possuir resultados mensurados.

Critérios de avaliação

No processo de avaliação das práticas, serão considerados os seguintes critérios: resultados gerados, participação dos beneficiários, replicabilidade e existência de parcerias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter