Primeira-dama acompanha missão humanitária no Céu do Mapiá

Mais uma ação de cidadania e atendimento humanitário foi realizada pelo helicóptero Harpia 01. Na última terça-feira, 31, a aeronave realizou o  transporte da líder espiritual do Santo Daime, madrinha Rita Gregório, 91 anos, até a comunidade Céu do Mapiá. A madrinha se encontrava em tratamento de saúde na capital.

A primeira-dama Marlúcia Cândida com seu trabalho focado na solidariedade e promoção de ações com projetos em comunidades distantes, aldeias e vilarejos, acompanhou a missão. Essa foi a primeira vez que Marlúcia esteve na comunidade do Céu do Mapiá criada em janeiro de 1983 por Sebastião Mota de Melo, o Padrinho Sebastião, às margens do igarapé Mapiá, afluente do Rio Purus.

“Além de ser um enorme carinho acompanhar a madrinha, esse trabalho de visitar comunidades distantes nos dá um sentido maior do que podemos realizar em prol das pessoas. Ouvimos suas histórias, necessidades e aprendemos muito com elas. Madrinha Rita que não pode se locomover, nem de carro, demonstrou sua alegria e agradecimento em voltar para sua comunidade onde foi recebida com muito amor por todos”.

Nos últimos quatro anos, o governo do Acre tem realizado com o Harpia 01, atendimentos na área de saúde em várias regiões do estado, além de Rondônia e Amazonas. Além disso, a aeronave ajuda com o apoio operacional nas ações de segurança pública e de meio ambiente.

Ações de cidadania

Com o Harpia 01, o governo tem intensificado cada vez mais missões para diminuir o isolamento das comunidades mais distantes da capital acreana.

Em quatro anos, os dados do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), de 1º de janeiro de 2014 a 1º de novembro de 2017 chegam a 134 missões humanitárias compreendendo um total de 464 horas voadas.

O Ciopaer possui um efetivo de três pilotos-comandantes e três copilotos, um mecânico, dez tripulantes e um servidor de apoio, totalizando 18 integrantes. A unidade aérea, vinculada à secretaria de Estado de Segurança Pública tem como coordenador o Major Alzenir Fontes e subcoordenador o agente de Polícia Civil Naick Trindade de Souza.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter