Melhoria de vida

Primeira edição do Mulher Cidadã de 2018 atende mais de duas mil pessoas

Mulher Cidadã leva atendimentos para mulheres e seus familiares beneficiando milhares de pessoas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Mais de duas mil pessoas foram atendidas pelos programas Mulher Cidadã e Saúde Itinerante neste fim de semana, em Sena Madureira.

Zenilda Nunes, moradora do Parque Estadual Chandles, que estava há 12 anos sem atendimento médico, foi uma das beneficiadas com a ação. Ela viajou durante três dias em busca de atendimento médico e de cidadania. “Apesar do meio de transporte ser apenas por barco e no inverno, reunimos toda a família e viemos em busca de dias melhores com mais saúde. Hoje me consultei, fiz exames e fui medicada. Estou voltando para casa tranquila e feliz”, confessou Zenilda.

Ao melhorar a vida das pessoas que residem na zona rural e em áreas de difícil acesso, oferecendo serviços de saúde, cidadania, economia, segurança pública e justiça, programas como o Mulher Cidadã e Saúde Itinerante, ambos idealizados pelo governador Tião Viana, estão cumprindo com seu papel.

Os atendimentos são os mais variados, todos com a finalidade de melhorar a vida dos acreanos (Foto: Val Fernandes/Secom)

Ao gabinete da vice-governadora, Nazareth Araújo, ficou a responsabilidade de executar o Mulher Cidadã que, em seu quarto ano de atuação, já beneficiou milhares de pessoas, justamente àquelas que mais precisam e menos têm.

“Estamos cumprindo com nosso papel, que é o de bem servir a população, entregando o que temos de melhor. É muito bom quando a presença do estado significa a permanência das boas políticas públicas. Estaremos ao longo do ano entregando aquilo que nós queremos: Igualdade de oportunidade, cidadania para homens e mulheres onde quer que eles estejam no estado do Acre”, frisou a vice-governadora, Nazareth Araújo.

Dezenas de famílias viajaram durante três dias em busca dos atendimentos de saúde e cidadania (Foto: Val Fernandes/Secom)

Acessibilidade a cidadania

O Mulher Cidadã tem como público alvo mulheres em situação de vulnerabilidade e todo o universo feminino: maridos, filhos e familiares. Sua meta é reduzir os índices de violência contra a mulher, de gravidez na adolescência, de risco de morte materna, do índice de mortalidade infantil e de redução do índice de abuso e exploração sexual infantil.

Grávida de seis meses, Laíde Vicente Rodrigues, moradora do seringal Novo Destino, assim como a maioria das pessoas que foram atendidas, também viajou durante vários dias para chegar ao tão sonhado local que estaria realizando a primeira consulta do seu pré-natal.

“Hoje posso confessar que estou em paz e tranquila por saber que está tudo bem com meu filho e comigo. Volto para casa na sensação de dever cumprido, busquei orientações sobre como proceder até o final da gravidez. Essas ações de governo fazem muito bem para gente. Essa atitude é louvável e deve ser aproveitada mais pela população”, disse.

Várias especialidades

A coordenadora do Saúde Itinerante, Celene Maia, revelou que nesta edição foram disponibilizados 20 médicos nas mais variadas especialidades, desde neuropediatria, neurologia, ginecologia/obstetrícia, geriatria e outros.

“Mais uma vez estamos trazendo esses atendimentos para suprir a necessidade dessas pessoas que residem em locais distantes. “Ao trazermos os médicos, os exames e os medicamentos tornamos a vida delas mais fáceis e ainda estamos cumprindo com nossa missão”, disse Celene.