Valorização das tradições

Primeira etapa do 12° Circuito Junino é encerrada na capital

No último domingo, 24, dia de São João, foi celebrado o encerramento da primeira etapa do 12º Circuito Junino, no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco. A festa teve muita música, alegria, comidas típicas e danças com a apresentação das quadrilhas juninas.

Quatro equipes se apresentaram no encerramento do circuito: Junina Pega-Pega (bairro Manoel Julião), Puxa o Fole (Cidade do Povo), Malucos na Roça (Cidade Nova) e Matutos na Roça (Aeroporto Velho). 

“Foi um grande espetáculo, com danças, muita cor, emoção e muito São João, fazendo jus à data. A próxima etapa, [no fim desta semana] será a final, ocasião que vamos descobrir qual junina que será nossa representante [na etapa estadual]”, disse a vice-presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), Andréia Vieira.

A etapa final, será nos dias 29 e 30 de junho e 1° de julho, na praça Céu das Artes, no bairro Cidade Nova. A quadrilha vencedora do Circuito representará a capital na disputa estadual, que ocorrerá de 9 a 15 de julho na Gameleira, em Rio Branco.

Cássia Lima, servidora pública e bailarina, estava entre os jurados que avaliaram as apresentações das quadrilhas juninas. Ela revelou satisfação em participar do 12° Circuito. 

“Esse circuito, em especial, está muito bonito. Meu quesito de julgamento é a coreografia. Então, observei a dança, sincronia, harmonia e, principalmente, se as juninas executaram cinco movimentos obrigatórios que constam no regulamento da Liga e que as quadrilhas que devem executar”, afirmou a jurada.

Lenno Azevedo, fotógrafo, mora no bairro Floresta, foi com amigos prestigiar a festa e gostou do que viu no espaço. Aproveitou para degustar as comidas típicas, antes de iniciar as apresentações. “O espaço está bem bacana. É legal que se resgatem essas festas tradicionais nos bairros porque é uma oportunidade de integração e a comunidade se sente prestigiada, valorizada”, observou.

Fomentar o movimento cultural popular é justamente a principal proposta do Circuito Junino de Quadrilhas, como ressalta a presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins. 

“A festa já faz parte do calendário cultural do Estado. É um momento mágico de encontro de realizações deste interessante segmento da cultura popular que não tem uma faixa etária específica. É bonito de ver. O circuito estimula esse movimento”, destaca Karla Martins.

Além do governo do Estado, por meio da FEM, o Circuito Junino, promovido pela Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, tem apoio da Prefeitura de Rio Branco, intermediado pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB).