Primeiro Seminário de Igualdade Racial é realizado em Senador Guiomard

sejudh1
Senador Guiormard foi a primeira cidade a receber o Seminário de Igualdade Racial (Foto: Márcia Moreira/Secom)

Senador Guiomard recebeu nesta quinta-feira, 27, o Seminário de Sensibilização, Fortalecimento e Interiorização das Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Acre. O local foi o primeiro dos 22 municípios contemplados com a palestra.

Idealizado pelo Departamento de Promoção da Igualdade Social (DPIR), ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o projeto tem como principal objetivo intensificar as políticas públicas que garantem a igualdade racial, a fim de enfrentar o racismo e a intolerância religiosa.

O evento contou com a presença do gestor da pasta, Nilson Mourão, da chefe do DPIR/Acre, Almerinda Cunha, e de representantes da prefeitura, da Juventude Negra estadual e do gabinete do deputado federal Sibá Machado.

O encontro promoveu, ainda, debates sobre a lei nº. 10.693, que torna obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio em escolas oficiais e particulares. Questões sobre cota para negros em universidades públicas também foram assuntos em pauta.

Segundo Nilson Mourão, após o seminário, a ideia é de que se criem conselhos em casa município, para que o assunto seja constantemente discutido. “Queremos ver todos os municípios do Acre fundando seus conselhos de Igualdade Racial, além de fóruns e rodas de conversa, para que essas questões sejam sempre debatidas, elevando a dignidade da população negra e indígena”, disse.

Igualdade para todos

sejudh3
Aldecir diz que o seminário é importante para a sociedade (Foto: Márcia Moreira/Secom)

Para o agente comunitário de saúde Aldecir de Almeida Lima, o encontro fomentou uma conversa que reflete sobre temáticas atuais que necessitam ser debatidas.

“É um evento muito bom para a sociedade, pois trata a questão do preconceito de forma delicada, ao mesmo tempo que exige políticas públicas que possam incluir toda a população de forma igualitária”, ressalta.

Criado em 2011, o DPIR incentiva a estruturação organizativa da Política de Igualdade Racial nos municípios, divulgando o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), e tem como ponto de partida o Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em julho de 2010.

“Todos os municípios deverão receber o Seminário de Igualdade Racial, que terá como determinação a criação de espaços nos quais as populações negra e indígena serão referência”, destaca Almerinda Cunha.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter