Prêmio Samuel Benchimol 2007 avança na promoção da sustentabilidade

Projetos de alcance ambiental, econômico e social recebem Prêmio Samuel Benchimol em Rio Branco no final de semana

dsc_0191.jpgEmpresários, intelectuais, integrantes do Governo Federal  e pesquisadores participaram na noite desta sexta-feira no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac)  da cerimônia de entrega do Prêmio Professor Samuel Benchimol 2007. Foram 12 vencedores, em quatro categorias. Mais de 140 projetos elaborados em 17 Estados concorreram ao prêmio.

O acreano  Idelfonso Generozo da Silva, foi  o segundo colocado na categoria econômico-tecnológico com o  projeto Secador de Frutas Regionais com Coletor Solar Artesanal para Agricultores Familiares. Generozo é extensionista e pesquisador da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

O prêmio tem o objetivo de selecionar projetos de estratégias que proporcionem benefícios sociais, ambientais ou desenvolvimento econômico sustentável da região amazônica. Cada categoria tem R$ 65 mil para dividir entre os escolhidos.  "Este prêmio representa a oportunidade de estimular estudos e pesquisas no País", disse o presidente da Fieac, João Salomão, também presidente-executivo do Prêmio Samuel Benchimol 2007.

Na categoria Ambiental, que teve projetos sobre preservação da biodiversidade, o ganhador foi Philip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Em Social, direcionada a trabalhos sobre benefícios à qualidade de vida da população, ganharam Marilene de Sá Ribeiro e Ruy Alexandre de Sá Ribeiro, ambos do Inpa.

Na modalidade Econômico-Tecnológica, destinada a propostas que trouxessem melhorias à economia, ao conhecimento científico ou às estruturas produtivas, venceu Antonio Cláudio de Carvalho, da Embrapa Amapá, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Macapá.

Em Personalidades/Instituições, voltada às entidades ou pessoas físicas que se destacaram na promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foi a selecionada.  Criado em 2004, o prêmio este ano teve o tema "Tecnologias para o desenvolvimento sustentável da Amazônia". O Banco da Amazônia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também promovem a iniciativa.

Vida e obra de Samuel Benchimol

O pesquisador, escritor e empresário Samuel Isaac Benchimol (1923-2002), nascido em Manaus, foi professor emérito da Universidade Federal do Amazonas, presidente do Comitê Israelita do Amazonas e um dos fundadores do grupo Bemol-Fogás.

Autor de 109 livros relacionados à vida, economia e sociedade da região, Benchimol foi ferrenho defensor da necessidade de que o desenvolvimento sustentável da Amazônia devesse respeitar quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo.

Na cerimônia de premiação em Rio Branco, Nara Benchimol representou a família.

Agênica de Notícias do Acre 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter