Proambiente realiza encontros com grupos comunitários de Xapuri

O programa funciona no Estado desde 2000 e 400 famílias já foram  beneficiadas

 

O Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural (Proambiente) deu inicio nesta terça-feira, 12, aos encontros agendados com as famílias dos grupos comunitários pertencentes ao programa no Pólo Xapuri.

Segundo Adair Duarte, coordenador do programa no Acre, as reuniões vão até sábado, 16, e tem como um dos objetivos fazer a revisão do acordo comunitário que remunera o produtor pelos serviços prestados em defesa do meio ambiente.

O programa funciona no Estado desde 2000 e 400 famílias já são beneficiadas. No Pólo Xapuri o Proambiente formou 5 grupos comunitários, ao todo são 125 famílias que recebem cerca de um terço de um salário mínimo, por produzir de forma sustentável, além de ferramentas para o desenvolvimento das atividades.

Os participantes do programa desenvolvem atividades nas áreas de agricultura familiar, extrativismo, agropecuária, plantio de milho, feijão, arroz, pecuária de corte, de leite, extrativismo vegetal e animal, pesqueiro, entre outros.

Também está em fase de implantação o sistema Agroflorestal, que significa compatibilizar a prática da agricultura com espécies da floresta.

De acordo com o coordenador, em 2008, o programa pretende desenvolver ações voltadas a produção e ao pagamento pela prestação de serviço ambiental,

O Proambiente articula a questão social com a ambiental, preocupando-se com o uso racional e equilibrado dos recursos naturais. O programa se propõe a criar alternativas produtivas e econômicas que represente a melhoria da qualidade de vida dos produtores e familiares da Amazônia brasileira. Os 11 pólos estão instalados em seis Estados da Amazônia Legal.

Fernanda Gomes
Agência de Notícias do Acre