Problemas respiratórios aumentam em 200% devido às queimadas e à estiagem

Crianças e idosos são os mais afetados pelas infecções respiratórias (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Crianças e idosos são os mais afetados pelas infecções respiratórias (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Calor e baixa umidade no ar, fatores climáticos comuns desta época, associados às queimadas frequentes registradas na região e quedas bruscas nas temperaturas, estão gerando sérios prejuízos à saúde, principalmente problemas respiratórios que em sua maioria são virais e afetam em maior proporção crianças e idosos.

A gerente de assistência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, médica Gleiciany Miranda, destaca que nos últimos dois meses houve um aumento de 200% nos casos de pessoas com infecções respiratórias na unidade.

“O produto das queimadas, além de ser tóxico, funciona como alergênico e ativa as doenças respiratórias, principalmente em crianças, por ainda não terem o sistema imunológico completo, e em idosos, por já estarem com o sistema de defesa debilitado”, explica a gerente.

A orientação da médica é de que pessoas que apresentem sintomas como dor de cabeça, tosse seca, rouquidão, cansaço, ardência na garganta, narinas e olhos, busquem as Unidades Básicas de Saúde para evitar o agravamento da doença. Já em casos mais graves, como febre alta e dificuldade para respirar, devem se dirigir às UPAs.

Algumas dicas para ajudar na prevenção das infecções respiratórias são: evitar poeira, manter o ambiente sempre arejado e beber bastante água, suco e soro nasal, para manter a mucosa nasal hidratada, informa Gleiciany Miranda.

A nebulização é uma alternativa para aqueles que sofrem com problemas respiratórios, principalmente em crises de asma, de bronquite e rinite/sinusite, pois melhora a respiração e leva o medicamento em forma de partículas diretamente ao pulmão, fazendo com que haja uma ação mais rápida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter