Procon alerta sobre o golpe da lista telefônica

Serviço de Defesa do Consumidor orienta sobre cuidados que consumidores e empresários devem tomar

O Procon do Acre tem recebido várias reclamações de pequenos empresários, comerciantes e consumidores vítimas do golpe da lista telefônica, que começa com a ligação de um suposto atendente de telemarketing oferecendo serviço gratuito de divulgação ou solicitando dados da empresa alegando ser apenas uma "atualização de cadastro".

Depois, envia um documento por fax para que seja assinado e carimbado pelo responsável da empresa e enviado de volta. Algum tempo depois, o comerciante volta a receber ligações dos golpistas, que se passam por cobradores, advogados e funcionários de cartórios, solicitando que um boleto seja pago ou efetuado um depósito com urgência para evitar que a empresa seja incluída no SPC. 

Para evitar o golpe é preciso ter certeza de que se está falando com funcionários de editora de lista telefônica. Para isso, peça o nome completo do atendente e ligue para a editora a fim de confirmar se o funcionário realmente trabalha lá, Pesquise também o nome da lista telefônica para ter certeza de que ela existe. Fique atento quando alguém ligar pedindo seus dados cadastrais. Solicite contrato da empresa com a última alteração cadastral e sempre desconfie de ofertas com vantagens exageradas e anúncios gratuitos.    

Se você já foi vítima do golpe, junte todos os documentos que foram enviados pelos golpistas e busque informações sobre a falsa editora e depois procure o Procon, Defensoria Pública ou Poder Judiciário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter