Procon fiscaliza agências bancárias em Rio Branco

É comum ouvir dos usuários de serviços bancários reclamações como longo tempo de espera por atendimentos, assentos preferenciais ocupados, entre outros. Com a nova Lei Municipal nº 2.279/2018 essa situação tende a melhorar, e para fazer valer os direitos do consumidor, o Procon/Acre iniciou nesta terça, 6, campanha de fiscalização nas agências bancárias.

Já no primeiro dia de fiscalizações, irregularidades foram encontradas, como explica o diretor do Procon/Acre, Diego Rodrigues. “Nós constatamos algumas irregularidades e a agência foi autuada e tem 10 dias para apresentar a defesa, muito embora o que foi observado incorre em descumprimento da lei em vigor. Estaremos percorrendo as demais agências para garantir que o consumidor tenha seus direitos respeitados” ressaltou.

Ações de fiscalização começaram nesta terça feira, 6. (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Há mais de 40 minutos aguardando para ser atendido, o pecuarista Arildo Monteiro, não tinha conhecimento sobre a lei, mas considera que esta vem beneficiar a todos. “Minha senha é sempre preferencial e mesmo assim eu fico de molho aguardando minha vez, graças a Deus essa equipe tá vendo o que acontece com muita gente aqui”, disse.

O gerente de administração UT, do Banco do Brasil no estado, André Teles, afirma que uma das propostas das agência financeira é a satisfação de todos os clientes. “Nossa missão é trabalhar de acordo com a legislação vigente, além das ferramentas pela internet, estamos trabalhando a expansão desses atendimentos em parceria com os empresários nos diversos bairros, possibilitando outros canais para os serviços bancários”, pontuou.

Vale ressaltar que o tempo estimado para atendimento é somente nos caixas convencionais e não nos demais serviços bancários.

Em caso de descumprimento da lei as unidades bancárias podem sofrer as seguintes sanções. Multa de R$ 98.500 a R$ 295.500; fechamento da agência pelo prazo de 1 a 30 dias além da  suspensão de alvará de funcionamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter