Procon inicia Operação Passa a Régua

Os agentes do Procon realizam a ação durante todo o mês de janeiro (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) iniciou na manhã desta segunda-feira, 9, a Operação Passa a Régua. A fiscalização tem como foco livrarias e papelarias de Rio Branco. Durante a vistoria, o Procon se certifica de que os produtos estejam precificados devidamente, como prevê a lei.

A ação visa evitar que a legislação seja descumprida e os consumidores, prejudicados com ofertas e propagandas enganosas ou vendas casadas.

Em caso de constatação de práticas abusivas, o estabelecimento comercial é autuado.

A operação será promovida durante todo este mês de janeiro. Os pais que tiveram dúvidas podem procurar o atendimento do Procon na Organização das Centrais em Atendimento (OCA) de Rio Branco,  localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 299, Centro.

O diretor do Procon/AC, Diego Rodrigues, orienta que os pais optem pela pesquisa de preços antes de efetuar a compra dos materiais escolares.

“Os pais que querem economizar e ainda incentivar a concorrência devem fazer pesquisa de preço. A variação de um mesmo produto entre as lojas é muito significativa às vezes. Além disso, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal da compra, pois esse é o documento utilizado para registrar formalmente uma reclamação ou troca”, frisou.

Ao todo, cerca de 50 lojas serão vistoriadas. Victor Amaral, gerente da Papelaria Escolar, observa a importância do trabalho do Procon/AC.

“Tudo que vem para nos orientar, quanto à melhor forma de atender aos nossos clientes, vem para nos ajudar. Essas operações certificam a qualidade dos nossos produtos ao mesmo tempo que passam segurança aos nossos cliente”, frisou.

Todo estabelecimento comercial, obrigatoriamente, deve ter um Código de Defesa do Consumidor acessível, contribuindo para evitar que os cidadãos tenham qualquer problema na hora de comprar o material escolar dos filhos ou quaisquer outros objetos.

Outras orientações também podem ser adquiridas por meio do telefone (68) 3223-7797.