Procon realiza operação de fiscalização do Dia dos Pais em Rio Branco

De 7 a 11 de agosto o Procon/AC fiscaliza as lojas de artigos masculinos, esportivos e perfumarias (Foto: Diego Gurgel/Secom

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) está promovendo de 7 a 11 de agosto, em Rio Branco, a operação de fiscalização do Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo, 13.

A ação tem o objetivo de fiscalizar as lojas de artigos masculinos, esportivos e perfumarias, que tem uma movimentação maior nesta época do ano. A previsão do Procon/AC é fiscalizar dez lojas por dia até o encerramento da atividade.

Durante a operação, os fiscais irão observar se os estabelecimentos possuem um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, verificar se existe a prática de venda casada ou propagandas enganosas na venda de produtos.

Para garantir que os clientes não passem por nenhum transtorno na hora da compra, os agentes de fiscalização também irão verificar se os produtos estão etiquetados com informações de preço, tanto à vista como a prazo, bem como as informações de taxas de juros que eventualmente possam ser cobrados.

Além disso, é importante que os consumidores leiam qualquer contrato antes de assinar, principalmente quando a compra for feita na forma de crediário com acréscimo de juros.

A chefe da Divisão de Fiscalização do Procon/AC, Francisca Britto, destacou que a operação é mais para confirmar se os comerciantes continuam adequados as orientações. “Como todo comércio de Rio Branco já está fiscalizado, se for confirmado alguma inadequação, eles são autuados de pronto e isso gera um processo administrativo e posteriormente a aplicação de uma multa”, explica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter