Diálogo

Procon/AC reúne cerca de 500 pessoas em palestras educativas

(Foto: Cedida)

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), por meio da Divisão de Educação para Consumo, Estudos e Pesquisas (DECEP) e da Divisão de Fiscalização, tem realizado palestras educativas para os consumidores e fornecedores.

Até o mês de abril deste ano, em parceria com a Escola Municipal do Servidor, foram realizadas 10 palestras para o público adulto e idoso nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e na Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), atingindo um público de 192 pessoas.

A DECEP tem um catálogo de oito palestras para os mais variados públicos, sendo: Administração do orçamento familiar, consumo sustentável, superindividamento e o idoso, direitos do idoso, consumismo infantil, consumo e violência, direitos básicos do consumidor e cartão de crédito.

As palestras têm caráter educativo e buscam auxiliar e contribuir com informações e tirar dúvidas dos consumidores.

Já a Divisão de Fiscalização tem palestras voltadas aos fornecedores. Embora o órgão seja de defesa do consumidor, o Procon/Acre prioriza a harmonização das relações de consumo, por meio da educação e orientação também de fornecedores.

Empresas e escolas técnicas e de formação que tiverem interesse em receber as palestras basta enviar um ofício ao órgão fazendo a solicitação.

Até março de 2017, cerca de 300 pessoas assistiram às palestras voltadas aos fornecedores, com temas como práticas comerciais abusivas, publicidade e oferta, responsabilidade pelo vício do produto e serviço e contratos, entre outros.

Para o diretor do Procon, Diego Rodrigues: “esse trabalho de educação e orientação tem formado consumidores e fornecedores mais conscientes, e isso traz benefícios para atuação do órgão também”.

Quem tiver interesse pode solicitar uma dessas palestras entrando em contato com o número 3223-3261 ou pelo email procon.acre@ac.gov.br.