Bons serviços à sociedade

Procuradoria-Geral do Estado completa 40 anos de atuação no Acre

A PGE entende que sua missão é viabilizar a concretização das políticas públicas com orientação jurídica e defesa do interesse público (Foto: Val Fernandes/Secom)

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) comemorou, na manhã desta sexta-feira, 28, seus 40 anos de fundação e atuação no Acre e o Dia do Procurador. Ao longo desse período, a atuação da PGE tem consolidado grandes avanços na missão de auxiliar o Estado na concretização das políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população.

A procuradora-geral, Lídia Soares, lembrou que “são muitos anos de serviços ao povo do Acre. Temos buscado estar antenados com o desenvolvimento econômico e social do estado e com suas políticas de desenvolvimento”, destacou.

A vice-governadora, que também é procuradora do Estado, Nazareth Araújo, lembrou que a procuradoria “tem realizado trabalhos belíssimos em prol do Acre e sua gente. Meu sentimento é de gratidão por poder trabalhar com muita dedicação na busca por fazer o melhor pela população. Essa é também a grande missão da PGE”, disse.

História

Desde a primeira Constituição Acreana, de 1º de março de 1963, em seu artigo 35, a existência da Procuradoria Geral do Estado do Acre já era prevista, porém a sua instalação somente foi possível na gestão do governador Geraldo Mesquita, no ano de 1975.

Somente em 29 de abril de 1977 foi nomeado o primeiro procurador-geral do Estado do Acre, Juraci Perez Magalhães, e instalada a Procuradoria-Geral do Estado, que foi regulamentada pela Lei nº 639, de 12 de abril de 1978.

A PGE entende que sua missão é viabilizar a concretização das políticas públicas com orientação jurídica e defesa do interesse público, objetivando a melhoria da qualidade de vida da população acreana.

Tem como visão ser reconhecida pela excelência nas áreas jurídica e de gestão pública e como parceira estratégica do Estado para a melhoria da vida de todos.