Produção realiza alinhamento institucional da política de desenvolvimento sustentável

Encontro definiu as ações que serão executadas no segundo semestre de 2017 (Foto: Hugo Costa/Secom)

Em 2017, o governo do Estado vai movimentar R$ 75 milhões, direcionados para o setor de produção, com o intuito de fortalecer e expandir a economia na área rural, especialmente no segmento da agricultura familiar.

Como forma de alinhar e planejar as ações, para o segundo semestre do ano, a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), em parceria com a Companhia de Armazéns Gerais e Entreposto do Acre (Cageacre) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater), promoveu nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28, um encontro com todos os gestores que dirigem os  escritórios do interior.

As gerências, localizadas nas cinco regionais do Acre, são responsáveis por prestar os serviços de assistência técnica, extensão rural e acolhimento dos produtores, fomentando e fortalecendo a agricultura familiar no estado, por meio da promoção da política de desenvolvimento sustentável executada pelo governador Tião Viana.

Durante a reunião, os participantes trataram sobre as ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), com foco nos prazos de execução, bem como sobre Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica (Proser). A política de baixa emissão de carbono, promovida por meio do programa global REDD Early Movers (REM), executada por meio de uma parceria entre o governo do Acre e o Banco Alemão KfW, também foi pauta do encontro.

“Esse é um momento de alinhamento, para que em 2017 possamos executar nossas ações com precisão. Tendo em vista que, os nossos escritórios são os principais pontos de recebimento e entrada dos nossos produtores”, salientou João Neto Thaumaturgo.

Para a gerente do escritório da Seaprof de Xapuri, Leide Aquino, encontros como esse promovem a integração entre a equipe. “Estamos fazendo o nivelamento, tanto da execução das nossas ações, como dos novos projetos que estão por vir. Pois apesar de estarmos no mesmo estado, nossas realidades são distintas. O secretário foi muito feliz em propor esse planejamento”, frisou a gestora.

Gestores da Seaprof durante visita ao espaço da Fazendinha, na Expoacre (Foto: Angela Peres/Secom)

Expoacre 2017

Com a promoção da maior feira de negócios e entretenimento do Acre, a Expoacre, a Seaprof e demais órgãos da área de produção reúnem mostras dos programas e principais cadeias produtivas, no espaço destinado à agricultura familiar, conhecido como Fazendinha. Na noite desta quinta-feira, 27, os gestores  visitaram o local para conhecer as experiências do setor.

“Encontros como esse são necessários, pois estimulam todos os colegas e nos permite troca experiências. Isso fortalece o diálogo entre a equipe. E o que pudemos constatar na Fazendinha é que os investimentos estão gerando resultados, vemos produtores que realmente deram certo no Acre, em um estado no qual as pessoas tinham a mania de dizer que não produziam. Cá estamos nós, mostrando a força da agricultura familiar e qualidade dos nossos produtos”, destacou o gerente da Seaprof no Vale do Juruá, Marcos Pereira Barbosa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter