Proerd ainda é a atividade social da PM que mais alcança adolescentes

_DSC0141
Mais de 135 mil estudantes já participaram do programa ao longe de 16 anos (Foto: Assessoria PMAC)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) surgiu no Acre em 28 de abril de 1999, visando prevenir o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, bem como o comportamento violento, desenvolvendo as capacidades necessárias aos alunos para que tomem suas próprias decisões.

Dados atualizados mostram que, em 16 anos, 135.893 estudantes do 5° ano já foram atendidos pelo Proerd. O projeto atua em todas as escolas da capital e em outros sete municípios do interior.

(Foto: Assessoria Pmac)
De aluna a instrutora do Proerd, Camila conta que realizou um sonho (Foto: Assessoria Pmac)

Camila de Melo Maciel, de 22 anos, foi aluna do Proerd no ano de 2003. Hoje, ela é policial militar e fala sobre a importância do programa para ela. “Foi o diferencial na minha vida, na minha formação de caráter e na construção dos meus valores como ser humano. O programa plantou em mim o sonho de ser policial militar, e mais, seguir o exemplo do meu instrutor e me tornar uma instrutora também”, destaca.

A militar alcançou um dos maiores objetivos – hoje atua em sala de aula e ensina o que aprendeu. “O meu reconhecimento é olhar para as crianças e me ver em cada uma, saber que é possível conquistar sonhos. Minha missão é passar adiante os objetivos do Proerd, manter as crianças longe das drogas, ensiná-las a ser bons cidadãos e a importância de saber tomar decisões seguras e responsáveis, pensando nos riscos e consequências que elas trazem”, finaliza.

100 anos de PMAC

A Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) completa 100 anos. Durante este tempo, a corporação sempre caminhou servindo e protegendo a população. E, além de atuar na repressão, desenvolve projetos sociais, que visam incluir socialmente estudantes e jovens em vulnerabilidade social.

Os projetos Coral Estudantil, Escolinha de Futebol, Guarda Mirim, Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e Semeando Música na Comunidade, juntos, já atenderam mais de 140.000 crianças e adolescentes.

Leia mais: PM: 100 anos protegendo e integrando socialmente crianças e adolescentes

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest