Prevenção

Proerd forma mais 700 crianças e adolescentes na Cidade do Povo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou na manhã desta sexta-feira, 15 de dezembro, 700 crianças e adolescentes do 5º e 7º ano das Escolas Frei Heitor Maria Turrini e André Maria Ficarelli, ambas localizadas na Cidade do Povo.

Com a tradicional entoação do hino nacional pela Banda de Música da Polícia Militar do Acre (PMAC), os alunos iniciaram a solenidade demonstrando seu espírito patriótico. E logo após, os destaques das turmas foram escolhidos para lerem suas redações ao público presente.

700 crianças alunas das escolas da região da Cidade do Povo concluíram o Proerd (Foto: Angela Peres/Secom)

Entre os pais e responsáveis, se encontrava a dona de casa e moradora da comunidade, Enésia Francisca Oliveira, 35 anos, mãe do aluno do 5º ano, Wesley Felipe de Oliveira, 13 anos, que sonha em se tornar um militar do Corpo de Bombeiros. “Após o programa ocorreu uma mudança significativa na vida do meu filho, hoje ele é mais paciente em casa, mais atencioso”, disse a mãe.

Para o coronel Ricardo Brandão, subcomandante-geral da PMAC, é um momento de agradecimento a todos os envolvidos no sucesso do programa. “É uma soma de forças: instituição, escola e pais, principalmente os pais, que abrem as portas de suas casas, para que por meio de nossos instrutores possamos levar conhecimentos aos seus lares”, comentou o oficial.

Com dois anos à frente da gestão da escola Frei Heitor Maria Turrini, A professora França Assis Silva, 51 anos, enaltece a importância do programa para a vida no ambiente escolar. “Por meio do Proerd as nossas crianças compreendem os malefícios, que o uso das drogas acarreta, além disso, o programa cumpre seu papel social na formação de uma cultura de paz”, comentou a gestora.

Sorteio de prêmios

Por meio de uma parceria realizada entre a corporação militar e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço do Acre (Acisa) foram sorteadas cinco bicicletas entre os alunos destaques. Visivelmente emocionada, a aluna do 5º ano “B”, Naiara dos Santos Nascimento, de 12 anos, foi uma das contempladas.

Com a voz embargada, a jovem que sonha em ser professora expressou seu agradecimento. “Meus pais já pensavam em comprar uma bicicleta para mim e os meus irmãos. Graças a Deus fui abençoada com este presente”.

2017: ano de Proerd

Alunos também receberam prêmios durante a formatura (Foto: Angela Peres/Secom)

O coordenador do Policiamento Comunitário da PMAC, tenente-coronel Douglas Thomaz, fala dos números expressivos alcançados pelo programa em todo o estado do Acre.

“É um trabalho árduo de conscientização, que o governo, por meio da Polícia Militar leva aos alunos da rede de ensino, onde somente esse ano já foram mais de 8 mil jovens certificados”, conta o oficial.

Início de atendimentos aos alunos do 7º ano

As escolas da Cidade do Povo foram as escolhidas para serem as pioneiras do projeto piloto de atendimento das turmas do 7º ano, realizada pela equipe do Proerd. O tenente Leandro Filho, 17 anos de dedicação ao programa, fala desta nova experiência. “Em levantamentos recentes feitos por nossos instrutores, notamos a necessidade de implantarmos esse novo currículo aqui e já surtiu o efeito desejado”.