Professores buscam transformar vidas longe dos centros urbanos

DSC_9869
Secretaria de Educação tem mais de 2.500 docentes na zona rural (Foto: Mágila Campos/SEE)

Distante 24 km da capital Rio Branco, no Ramal Barro Alto, fica localizada a Escola Estadual Rural 25 de Julho. É lá que as professoras Mozenita Oliveira e Edilene Barbosa lecionam para turmas do ensino fundamental numa manhã ensolarada de sexta-feira.

Indagadas sobre o que é ser professor da zona rural, Mozenita responde, sorridente: “Um professor que ama o que faz”. Edilene complementa: “Alguém com garra e força de vontade para fazer a diferença na vida de uma criança e até mesmo de uma comunidade”.

Respostas como essas vêm de profissionais que têm em comum não só a profissão, mas a vontade de transformar a sociedade por meio da educação.

“Quando olho para meus pequenos, não os vejo apenas como alunos, eu vejo como futuros médicos, advogados, arquitetos e, quem sabe, professores”, disse, orgulhosa, Mozenita.

Pedagoga, mãe de três filhos, professora há nove anos, Mozenita, professora do 1º ao 5º ano, não esconde o orgulho que tem com a carreira, e diz que não foi ela que escolheu a educação, mas a educação que a escolheu, e que é realizada profissionalmente.

Ex-aluna da zona rural, Edilene leciona para alunos do 9º ano do projeto Asas da Florestania. Ela escolheu ser professora porque queria contribuir com a formação de crianças que não teriam a oportunidade de transformar suas realidades se não fosse pela educação.

Elas fazem parte dos 2.576 professores estaduais da zona rural nos mais diversos recantos do estado, e que, apesar das dificuldades, não desistiram de fazer a diferença na sociedade. “São escolas de difícil acesso, mas não é impossível trabalhar e fazer o mesmo trabalho que é feito na zona urbana. Basta ter força de vontade e amor à profissão”, disse Mozenita.

Especial Dia do Professor

Neste 15 de outubro, quinta-feira, é celebrado em todo o país o Dia do Professor. Convidamos você a conhecer parte do trabalho desenvolvido pelos profissionais que levam educação pública aos mais distantes lugares do Acre.

Vamos conhecer histórias de professores do ensino especial, de idiomas, do ensino regular, rural e indígena, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao longo desta semana, você confere os depoimentos e matérias aqui na agência Notícias do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter