Profissionais da saúde no Juruá se capacitam no combate à malária

As ações conjuntas de combate à malária desenvolvidas entre a prefeitura de Mâncio Lima, na região do Juruá, e o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), entram na segunda semana. Durante a primeira semana, foram realizadas ações como borrifação domiciliar, exames de diagnósticos e orientações de prevenção da doença no município.

A ação faz parte do cronograma de fortalecimento e integração da Vigilância em Saúde da Sesacre e Atenção Primária no combate e cuidados da malária na região.

Já nesta segunda semana, o foco é a capacitação destinada aos profissionais de saúde de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Feijó, além de representantes da saúde indígena.

A abordagem da capacitação destaca os sistemas de suporte de levantamento de dados da malária e a necessidade de equipamentos dos municípios para o combate à doença. Um desses mecanismos é o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES), pelo qual é possível fazer a solicitação de inseticidas, repelentes e antimaláricos que são entregues à população e são eficazes no combate à malária.

Ações de combate à malária seguem sendo realizadas em Mâncio Lima (Foto: Onofre Brito/Secom)

Hudilena Silva, da Coordenação de Vigilância Entomológica de Cruzeiro do Sul, destaca o sistema SIES e a importância da capacitação. “Já tinha participado de outras capacitações, mas ainda não havia tido a oportunidade de trabalhar com o sistema. Agora, com as informações que nos forem repassadas de todos os sistemas, é possível tirarmos todas as dúvidas que podem surgir durante o dia a dia nas ações de combate à malária.”

A região do Juruá concentra mais de 98% dos casos da doença no Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter