Profissionais de saúde participam de oficina do Programa Primeira Infância

Kátia Galvão, representante do Mistério da Saúde, ministrou capacitação (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Kátia Galvão, representante do Mistério da Saúde, ministrou capacitação (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O Programa Primeira Infância Acreana (PIA), realizou na manhã desta quarta-feira, 26, uma oficina sobre a Política Nacional de Atenção Básica que contou com a participação de uma representante do Ministério da Saúde.

A oficina, realizada no auditório da Justiça Federal, foi promovida pela Divisão de Atenção Primária/Saúde da Família, com o objetivo de fortalecer e elevar o programa por meio do aprimoramento dos serviços.

Participaram cerca de 50 profissionais das áreas de saúde (áreas de atenção básica, estratégia de saúde da família), educação (creches e escolas) e desenvolvimento social.

Para esclarecer as diretrizes sobre a Política Nacional da Atenção Básica foi convidada a representante do Ministério da Saúde, Kátia Galvão, que ministrou a oficina, atualizando os profissionais sobre o assunto.

A gerente da Divisão de Atenção Primária/Saúde da Família, Marília Carvalho, explica que a partir do conhecimento integral da Política Nacional da Atenção Básica, os profissionais poderão ofertar à comunidade, além da responsabilização pelo cuidado infantil e o acompanhamento dos marcos do desenvolvimento das crianças.

“Este evento proporcionará aos profissionais das equipes das estratégias de saúde da família um marco para o desenvolvimento de suas ações”, destaca Marília Carvalho.

Segundo a coordenadora do PIA, Priscylla Aguiar, as oficinas temáticas estão recebendo boa adesão por parte dos profissionais e contribuindo diretamente para o desenvolvimento de seus trabalhos.

PIA

O Programa da Primeira Infância Acreana (PIA) tem como proposta implantar um novo modelo de atenção integral ao desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos no município de Rio Branco e posteriormente no estado do Acre.

Tem como prioridade a sensibilização dos profissionais da Equipe de Saúde da Família, apoiá-los tecnicamente na implementação das ações da equipe, qualificá-los quanto ao acompanhamento dos marcos do desenvolvimento e orientação aos pais.