Aprimoramento

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial participam de qualificação

Sheila Garcia, técnica da divisão de saúde mental, garante que capacitação vai melhorar os serviços oferecidos pelo CAPS (Foto: Júnior Aguiar)

Buscando aprimorar a eficiência da gestão em saúde mental da capital e ampliação dos serviços, profissionais que trabalham no Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPs AD), participam durante todo o mês de junho, por mais um ciclo de capacitação.

Coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o treinamento que está sendo realizado no auditório do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), tem como objetivo melhorar o atendimento aos usuários do programa, que hoje conta com mais de 2,7 mil cadastrados.

A unidade trabalha com uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta, enfermeiro, técnicos, entre outros que compõem o setor administrativo.

Atividades recreativas e educativas também fazem parte das ações que são desenvolvidas no CAPs AD, que tem capacidade para atender até 60 pessoas por dia, com as portas abertas até às 18 horas, mas o funcionamento ocorre em tempo integral, 24 horas por dia.

A técnica da Divisão de Saúde Mental do Estado, Sheila Garcia, informa que durante a capacitação, a unidade que funciona no Conjunto Manoel Julião, estará fechada para o atendimento durante todo o mês.  As atividades só retornam em julho.

“Estamos buscando melhorar os serviços, reorganizar o processo de trabalho, e assim, também ampliar os serviços oferecidos. Portanto, durante todo o mês de junho, período que a equipe estará em treinamento, o CAPs AD vai estar de portas fechadas”, destaca.

Uma outra novidade é que em breve o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas vai estar em novo endereço para melhor atender os seus usuários. Por enquanto, a unidade continua no Manoel Julião.

O CAPs AD dispõe da opção de internação, com oito leitos, sendo dois infanto-juvenis, dois femininos e quatro masculinos, onde os pacientes podem ficar internados por até 15 dias.